20.7 C
Franca
maio 20, 2024
Pecuária

A CRIA PODE SER RENTÁVEL?

Já outros dizem que, dependendo da região, focar em um ciclo completo com cria, recria e engorda vale mais a pena. O fato é que no entorno dessa discussão existem alguma fatores que podem determinar e até mesmo tornar desse, um cenário promissor. (Exagro – Maio 2011)

Pensando em um cenário macro, observamos que a agropecuária brasileira passa por um momento muito singular, há know-how, rentabilidade e até, porque não, uma indústria do agro que movimenta e incrementa a renda do país e o faz “girar”, mas há também um setor que começa a entender e pesquisar cada dia mais sobre formas de produzir mais em espaço menores. Para a pecuária não é diferente. Diante desse pensamento, otimização de crias que possam render mais e de matrizes que possam produzir mais crias é talvez um “gap” importante do mercado e, que oferece oportunidades.

A cria precisa oferecer qualidade, mais peso e mais saúde para ser mais rentável e ofertar ao próximo na cadeia de valor, um agregado que o possibilite ter uma recria e engorda que gere bons resultados finais. Com isso, investir no início do ciclo pode ser muito interessante.

Vacas mais férteis e bezerros mais pesados, dependem muito da estratégia adotada pelo produtor em sua fazenda. E ela começa na nutrição da matriz e se estende a cria, afinal a matriz melhor nutrida ofertará bezerros mais fortes e desmamados mais rápido o que auxilia na redução das despesas da granja. Bezerros melhores e com sistema imune mais fortalecido começam a pastar mais cedo e se bem nutridos e digerindo melhor as pastagens podem ter aumento de seu desempenho o que resultam em mais peso na hora da venda.

As três dicas para que a cria seja ainda mais rentável são:

• Cuidar das instalações, bem como iluminação, hidratação são fatores cruciais para a sanidade do animal;
• Suas matrizes são a geração da sua principal fonte de renda e por isso, para que elas sejam mais férteis e produzam mais crias precisam ter qualidade superior a qualquer outro animal;
• Alimentação e complementação nutricional dos bezerros é primordial para que eles tenham um sistema imune fortalecido, comecem a pastar antes e tenham ganho de peso.

A Cargill Nutrição Animal por meio das marcas Nutron e Integral tem um modelo nutricional específico para as crias e uma série de produtos que são recomendados para esta fase (Probeef Bambini Creep, Probeef Bambini CR e Probeef Pré-Parto)

Fonte: Nutron

Related posts

Valor da Produção Agropecuária de 2019 atinge recorde de R$ 630,9 bilhões

Fabrício Guimarães

Serviço de Inspeção Federal completa 105 anos

Fabrício Guimarães

FAESP ACOMPANHA CASO SUSPEITO DO MAL DA VACA LOUCA JUNTO AO GOVERNO FEDERAL

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais