19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Notícias

Contratos agrícolas abrem o dia em alta na bolsa de Nova York

Preços do cacau, café, açúcar e algodão sobem nesta quarta-feira

As commodities agrícolas negociadas na bolsa de Nova York abriram esta quarta-feira (16/10) em alta, refletindo diferentes fatores globais que afetam a oferta e demanda de cada uma delas. Os contratos do cacau com vencimento para dezembro, por exemplo, sobem 0,78% e ultrapassam a marca de US$ 8 mil a tonelada pela primeira vez em semanas.

“Esse é o maior nível desde o final de setembro, em meio a preocupações com a oferta global. Os estoques de cacau monitorados pelo ICE nos portos dos EUA caíram nos últimos 15 meses, atingindo o menor nível em 15 anos, de 1,99 milhão de sacas. Os comerciantes também notaram algum apoio na situação do principal produtor, a Costa do Marfim, onde as fortes chuvas prejudicam a colheita e o transporte dos grãos de cacau”, explica o boletim da Trading Economics. A situação pode manter os preços elevados.

Nas negociações do café arábica, o mercado registra uma ligeira alta, de 0,31%, sendo cotado a US$ 2,5745 a libra-peso, depois de fechar em queda na véspera. O mercado tem sido volátil, e a atual valorização é atribuída à expectativa de uma menor oferta global, especialmente no Brasil, onde o clima tem afetado a produção.

Além disso, incertezas sobre o clima no Vietnã impactam o café robusta, o que indiretamente sustenta os preços do arábica, como explicam analistas e climatologistas. “Porém, há também resistência por parte da demanda, o que limita aumentos mais expressivos”, acrescenta a Trading Economics.

No caso do açúcar demerara também se registra um leve aumento para os contratos com vencimento para março, que estão cotados a 22,82 centavos de dólar a libra-peso, permanecendo estáveis em relação ao fechamento do dia anterior. “Esse movimento reflete, em parte, preocupações com o fenômeno climático La Niña, que pode impactar a produção em grandes países exportadores como Brasil e Índia. Com um cenário de oferta reduzida, os investidores apostam em uma alta sustentada dos preços no curto prazo”, informou a consultoria.

Os lotes de março do algodão também reagem esta manhã, depois de enfrentar pressão de baixa, já que o mercado continua de olho na desaceleração da demanda global, especialmente na China, um dos maiores consumidores mundiais. Os papeis de primeira posição sobem 0,85% e operam a 71,22 centavos de dólar por libra-peso.

Related posts

Projeto de lei quer criar categoria de CNH exclusiva para áreas rurais

Fabrício Guimarães

Procafé: Possíveis causas da morte de cafeeiros

São Paulo tem 48 municípios com alerta máximo para queimadas

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais