A florada do café é uma importante etapa de desenvolvimento do grão, e por isso, exige alguns cuidados especiais que deverão garantir o sucesso na produção da safra. Entenda o motivo desses cuidados, as doenças que podem afetar a produção nesse período e como controlar para proteger sua produção de café a seguir.
Cuidados com a Florada do Café
Cuidar da florada do café é uma tarefa extremamente importante para o sucesso final de sua safra, isso porque esse é um período determinante no potencial produtivo da lavoura. Dizemos que quanto mais nós por ramos, maior a quantidade de flores que pode surgir, e quanto mais flores, mais frutos serão produzidos.
Um ponto importante para se atentar: flores muito amostra são indicativo de que as plantas têm poucas folhas. Ou seja, por mais que a florada seja um momento bonito na lavoura, isso não necessariamente é um bom sinal. Poucas folhas representam menor área fotossintética na planta, que gera menos suprimento aos grãos.
Principais doenças da Florada do Café
O cuidado com a florada do café inclui o manejo das doenças que podem afetar e prejudicar essa etapa de desenvolvimento. Existem duas doenças principais que atingem a florada do café: a mancha-de-phoma e a mancha-aureolada.
Ambas são favorecidas por alta umidade e temperaturas amenas, e causam morte ascendente dos ramos produtivos e mumificação dos chumbinhos no pós-florada. Com isso, tornam-se extremamente perigosas, pois impactam diretamente na produção.
Mancha-de-phoma
A mancha-de-phoma pode atacar diversas partes da planta, entre folhas, ramos e frutos. Em folhas mais novas, podem surgir manchas escuras e circulares, que acabam encurvando as folhas ao se expandirem. Já citamos também os efeitos de morte dos ramos produtivos e mumificação dos chumbinhos, mas além disso, a mancha-de-phoma pode também causar danos aos botões florais.
Mancha-aureolada
Como sinalizamos anteriormente, a mancha-aureolada apresenta alguns efeitos similares aos da mancha-de-phoma na florada do café. Além deles, esta pode causar desfolha severa, seca de ramos, queda prematura dos botões e frutos e, em alguns casos, pode resultar na morte das plantas em lavouras mais novas.
Formas de controle
Para controlar as doenças e proteger a florada do café, recomenda-se principalmente o controle químico. Caso sua plantação esteja localizada em uma área favorável ao desenvolvimento dessas doenças, é ideal focar o controle preventivo na pré-florada, tendo início no outono-inverno. Além disso, lembre-se que o cafeeiro pode ter diversas floradas, e para garantir uma boa proteção, é interessante seguir com o controle até a fase de chumbinho.
Entre os produtos que podem ser utilizados, é comum apostar na Boscalida para o tratamento da mancha-de-phoma, usando 150g do produto por hectare. Já para tratar também a mancha-aureolada, é possível adicionar cobre na mistura a 0,3%. Dessa forma, será possível controlar simultaneamente as duas doenças.