A valorização de produtos com Indicação Geográfica (IG) é uma tendência em crescimento no Brasil, com potencial de aumentar o valor de mercado desses itens em até 50%, conforme destaca André Bordignon, gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae RS.
Atualmente, o país possui 118 IGs, com o Rio Grande do Sul sendo pioneiro nesse processo. A primeira IG no estado foi reconhecida há 22 anos, e hoje o estado conta com 13 indicações, além de duas interestaduais, em parceria com Santa Catarina e Paraná.
Para promover e valorizar esses produtos, o evento Connection Terroirs do Brasil foi realizado de 28 a 31 de agosto em Gramado, RS.
Organizado pelo Sebrae RS em conjunto com Rossi & Zorzanello, o evento reuniu produtores, consumidores, chefs de cozinha e painelistas renomados, com o objetivo de gerar novas conexões e negócios para os produtos brasileiros que possuem IG.
Durante o evento, foram realizados painéis, palestras, e aulas-show de gastronomia com convidados nacionais e internacionais. A programação aconteceu em diferentes locais do centro de Gramado, incluindo o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta, e a Praça Major Nicoletti.
Na Alameda Terroir, expositores de todo o Brasil apresentaram e venderam produtos com certificação de origem, como os queijos da Canastra, o guaraná da Amazônia, o cacau do Pará, cachaças mineiras, e vinhos gaúchos. Artesanatos como a renda de agulha Lacê de Sergipe e cerâmicas do interior de São Paulo também estiveram em exposição.
O evento ressaltou a importância da Indicação Geográfica não apenas para a valorização econômica dos produtos, mas também para o desenvolvimento do turismo local, como explicou Amanda Paim, especialista em Turismo do Sebrae RS.
Regiões que obtiveram esse reconhecimento têm prosperado turisticamente, demonstrando a relevância de se promover e incentivar esse tipo de certificação.