25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Pecuária

Sanidade Animal – Desabastecimento prorroga campanha de vacinação contra Brucelose e altera prazo para atualização de rebanhos no Estado de São Paulo.

Publicada na última terça-feira (25), a Portaria CDA 24/2024 estabelece para o Estado de São Paulo, nova prorrogação excepcional do prazo até 31 de agosto para a vacinação de bovinas e bubalinas contra a Brucelose e até o dia 6 de setembro para a atualização dos rebanhos e para a entrega de declarações de vacinação. A medida se dá a nível estadual por conta do desabastecimento da vacina B19 em todo o país. “Laboratórios pararam de produzir o imunizante e outros estão retomando a produção. Por conta disso, faz-se necessária nova prorrogação a fim de não prejudicar produtores que não conseguiram imunizar as bovinas e bubalinas”, comenta Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

“Além disso, a prorrogação engloba todas as fêmeas bovídeas nascidas em 2024 e que estão com idade entre três e oito meses”, acrescenta o coordenador.

De acordo com a Portaria, a não realização da vacinação contra Brucelose das fêmeas bovinas e bubalinas conforme preconizado, acarretará na suspensão da movimentação de rebanho das propriedades.

Ainda segundo a publicação, fica igualmente estendido, até o dia 6 de setembro, o prazo para a atualização de rebanhos obrigatória para todas as espécies existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Consulta online

Além das declarações, o GEDAVE está disponível para que pecuaristas e produtores acessem informações em relação à compra do imunizante, como por exemplo, quantidade de estoque e estabelecimentos credenciados para o comércio.

Uma vez dentro do sistema, que pode ser acessado no site da Defesa Agropecuária no link https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/, a pessoa interessada em adquirir a vacina deve pesquisar por “estoque de insumos em comerciantes de produtos biológicos veterinários”.

“Pelo GEDAVE está disponível para qualquer um ver onde e quantas doses cada loja possui. É possível ver o saldo da loja que está cadastrada em qualquer munícipio, então antes de sair para comprar as doses, o pecuarista pode consultar aonde tem”, afirma Barrochelo.

Related posts

FAESP comenta alta nos custos da produção de leite

Fabrício Guimarães

Nova modalidade de confinamento ganha fama no País

Fabrício Guimarães

Margem de lucro com gado de corte

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais