25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Minas Coffee Origins: Sebrae promove painéis e encontros durante Semana Internacional do Café

A origem controlada – termo que identifica um sistema de gestão, regulamentação, organização, controle, proteção e promoção das marcas território de regiões produtoras de café – é assunto do Minas Coffee Origins, promovido pelo Sebrae Minas, no dia 16 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). O encontro vai reunir especialistas e produtores rurais para discutirem sobre perspectivas de mercado, tendências de comportamento e consumo, e a valorização das origens controladas, que contam com uma estratégia de marca para o território demarcado.

Com o tema “Minas Coffee Origins – O movimento das origens controladas, novas oportunidades de mercado e o impacto coletivo na cafeicultura”, o evento acontece no primeiro dia da SIC, a partir das 17h. O encontro faz parte das ações do Sebrae Minas, que aposta em um jeito diferente de olhar o futuro da cafeicultura, já que a origem controlada se torna uma oportunidade e um movimento poderoso de inovação, geração de valor compartilhado e sustentabilidade real para as regiões produtoras.

“Vamos debater conceitos, ressaltando a importância do entendimento das tendências que guiarão os negócios relacionados ao café nos próximos anos, a exemplo da transparência em torno das relações ao longo da cadeia produtiva, da sustentabilidade nos processos de produção, industrialização e comercialização do café e do impacto verificável da cafeicultura. Os produtores, os consumidores, a sociedade como um todo se beneficia destes ganhos e conquistas”, afirma a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins.

Em Minas Gerais, maior estado produtor de café do país, atualmente há cinco regiões estruturadas com origens controladas: Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas e Campo das Vertentes. As regiões da Chapada de Minas e Vulcânica conquistaram o registro da Marca Coletiva.

Para receber a certificação de origem controlada a região deve apresentar: demarcação da área, governança atuante, proteção, produção controlada, alta qualidade, rastreabilidade e impacto coletivo. “Entre as vantagens está a valorização do consumidor ao enxergar que existe uma sustentabilidade real em torno do produto, que remunera melhor os produtores de café, com novos mecanismos de precificação e proteção do meio ambiente”, explica Priscilla Lins.

Na programação

Além do Minas Coffee Origins, o Sebrae Minas vai realizar no dia 17 de novembro, às 10h, o painel “10 anos das Origens Produtoras de Café no Brasil”, que apresenta a evolução e ganhos das regiões produtoras de café certificadas no país. Logo em seguida, às 13h, acontece o painel “Novas origens produtoras de café de Minas Gerais – Novas Oportunidades”, que discute sobre os desafios e possibilidades para os cafés Vulcânicos, do Sudoeste de Minas e da Canastra.

Serviço
Semana Internacional do Café 2022
Quando: 16 a 18 de novembro
Onde: Expominas, Belo Horizonte (MG)
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

Related posts

MP traz novo crédito extra de R$ 1,977 bi para subvenção de crédito rural no RS

Fabrício Guimarães

Embrapa realiza treinamento prático sobre controle biológico de pragas

Fabrício Guimarães

Fundação Procafé homenageia técnicos que se dedicam na melhoria do café

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais