O Sistema FAEMG/SENAR/INAES sindicatos e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP) encerram na última semana o programa jovem no campo com a entrega de certificados para os participantes. O desenvolvimento do programa no município teve o apoio da prefeitura e da empresa Olam Coffe. O evento reuniu no teatro da Acissp os 24 participantes, familiares e parceiros da iniciativa. O programa, com foco na cafeicultura, contribui para inserir o jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo visão empreendedora de negócio com foco nas oportunidades regionais. Os alunos passaram por vários módulos sobre temas motivacionais, adubação manual, manejo de pragas e doenças, colheita e preparo do café.
A instrutora Arlyna Franklim, que acompanhou os jovens no primeiro e no último módulo, destaca o quanto os participantes evoluíram ao longo da capacitação. “Eles chegaram retraídos e confusos no primeiro módulo, que é motivacional. Esse módulo foi muito importante para a participação no programa e para entenderem melhor o segmento da cafeicultura. Mantive contato com eles o tempo todo e, quando voltei para encerrar com o módulo de empreendedorismo, fiquei emocionada com a evolução do grupo. Eles cresceram muito ao longo do programa. Fiquei muito feliz com o resultado”.
Melhores perspectivas
“O Jovem do Campo só veio para agregar. O nível de conhecimento é muito bom. Eu entrei no programa com a expectativa altíssima. Sempre pensei em seguir uma carreira no segmento do café e o programa só me trouxe conhecimento e novas oportunidades. Agora, após o término, estou mais decidida em atuar na cafeicultura e as minhas expectativas são as melhores” – Rafaela Silva Valvassoura, participante.
“Sou técnico em agropecuária e o programa me ajudou muito. Desenvolvi principalmente as minhas características interpessoais. Meus colegas também se soltaram. O conteúdo sobre a cafeicultura é excelente e vai ajudar todos os participantes que já atuam diretamente nas propriedades. Esse programa contribui muito para o amadurecimento, principalmente para os adolescentes, que saem desse processo bem diferentes de quando entraram” – Diualy Santos de Oliveira Ibraim, participante.