25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Eventos

Programa é concluído com sucesso em São Sebastião do Paraíso.

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES sindicatos e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP) encerram na última semana o programa jovem no campo com a entrega de certificados para os participantes. O desenvolvimento do programa no município teve o apoio da prefeitura e da empresa Olam Coffe. O evento reuniu no teatro da Acissp os 24 participantes, familiares e parceiros da iniciativa.  O programa, com foco na cafeicultura, contribui para inserir o jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo visão empreendedora de negócio com foco nas oportunidades regionais. Os alunos passaram por vários módulos sobre temas motivacionais, adubação manual, manejo de pragas e doenças, colheita e preparo do café.  

A instrutora Arlyna Franklim, que acompanhou os jovens no primeiro e no último módulo, destaca o quanto os participantes evoluíram ao longo da capacitação. “Eles chegaram retraídos e confusos no primeiro módulo, que é motivacional. Esse módulo foi muito importante para a participação no programa e para entenderem melhor o segmento da cafeicultura. Mantive contato com eles o tempo todo e, quando voltei para encerrar com o módulo de empreendedorismo, fiquei emocionada com a evolução do grupo. Eles cresceram muito ao longo do programa. Fiquei muito feliz com o resultado”. 

Melhores perspectivas

“O Jovem do Campo só veio para agregar. O nível de conhecimento é muito bom. Eu entrei no programa com a expectativa altíssima. Sempre pensei em seguir uma carreira no segmento do café e o programa só me trouxe conhecimento e novas oportunidades. Agora, após o término, estou mais decidida em atuar na cafeicultura e as minhas expectativas são as melhores” – Rafaela Silva Valvassoura, participante.

“Sou técnico em agropecuária e o programa me ajudou muito. Desenvolvi principalmente as minhas características interpessoais. Meus colegas também se soltaram. O conteúdo sobre a cafeicultura é excelente e vai ajudar todos os participantes que já atuam diretamente nas propriedades. Esse programa contribui muito para o amadurecimento, principalmente para os adolescentes, que saem desse processo bem diferentes de quando entraram” – Diualy Santos de Oliveira Ibraim, participante.

Related posts

1ª ALTA CAFÉ tem foco no produtor e reunirá 89 expositores

Fabrício Guimarães

Bate-papo com Regina Quintão, sobre mitos e verdades do “Organomineral” no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibiraci.

Fabrício Guimarães

Evento Agricultura de baixo Carbono

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais