A hemoglobinúria é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta principalmente bovinos e ovinos. Especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) garantem que se caracteriza clinicamente por urina avermelhada e morte súbita . Na necropsia, torna-se evidente o infarto ao nível do fígado, local do foco de infecção da bactéria.
Essa doença se desenvolve devido aos danos causados pela migração de um parasita, a fasciola, que, ao passar pelo fígado, gera as condições ideais para que as bactérias se alojem e se multipliquem posteriormente. A presença do parasita, por sua vez, é condicionada por um certo tipo de caracol encontrado em riachos e barrancos. No entanto, “em muitos casos de hemoglobinúria não é possível confirmar os danos causados pelo parasita e acredita-se que outros fatores possam gerar as condições no fígado necessárias para a multiplicação da bactéria “, detalharam a partir do organismo.
A partir das inúmeras consultas na região produtiva da Bacia do Rio Salado, técnicos da Estação Experimental do INTA intensificaram sua observação em campo, acompanhando os produtores com orientações preventivas no manejo sanitário. “Desde janeiro, as consultas veterinárias são frequentes nas Agências de Extensão da área sobre casos de hemoglobinúria em bovinos”, comentaram os técnicos do INTA Cuenca del Salado, acrescentando que “a maioria deles foi diagnosticada por achados de necropsia bactéria em um dos casos”.
Da mesma forma, indicaram do INTA que em alguns desses casos era evidente a presença de fasciolas , “não apenas pela observação direta no fígado, mas também pela observação de ovos em matéria fecal, enquanto em outros casos não foi possível demonstrar a presença de vermes.” presença do parasita. O mais importante desta doença é que “ não existe tratamento eficaz ”, indicaram os profissionais do INTA, mas sustentam que “a prevenção através do uso de vacinas é o mecanismo de controlo mais eficaz”.