19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
AgriculturaNotícias

Agricultores familiares da FAESP aplaudem Cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos Cadastramento vai até 3 de julho

Segundo agricultores familiares da FAESP, o Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal é a melhor política de estado para o setor já surgida.Em análise de produtores, da Comissão Especial de Hortaliças, Flores e Orgânicos da instituição, a medida vem garantir a fixação do pequeno empreendedor rural no campo e, também, dos novos produtores, diante da perspectiva financeira mínima que o cadastro permite.Ampara a Agricultura Familiar, pois o dinheiro já é rubricado para o produtor, evitando o desvio de aplicação da verba .

O prazo para cadastramento no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está aberto e pode ser feito até o dia 3 de julho. Criado com o objetivo de apoiar a comercialização de produtos dos diversos segmentos da agricultura familiar, incluindo povos e comunidades tradicionais, o PAA visa incentivar a produção rural sustentável e estimular a rede de comercialização local. Por meio do programa, é possível que o governo compre itens diretamente de produtores da agricultura familiar, gerando renda e melhoria na condição de alimentação das pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O PAA é gerido pelo Ministério da Cidadania (MCid), com auxílio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A execução ocorre pelos governos estaduais e municipais e, em âmbito federal, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que operacionaliza as ações diretamente com as associações e cooperativas de agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais. Podem se cadastrar agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a DAP, e povos e comunidades tradicionais (Decreto nº 6.040, de 07.02.2007), extrativistas, quilombolas, famílias atingidas por barragens, pescadores, povos indígenas, aquicultores, silvicultores e assentados da reforma agrária, todos detentores da DAP.

O Sistema de Gestão do PAA (PAAnet) é o local disponível para cadastramento. Por meio dele, organizações de agricultores familiares cadastrarão suas propostas em articulação com as entidades que vão receber os produtos. A Conab, então, firma contratos com essas organizações e repassa os recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos. Os recursos ficam bloqueados e são disponibilizados à medida que a organização comprova a entrega de alimentos às entidades.

Ao todo, o PAA contempla cinco modalidades: Compra Direta da Agricultura Familiar; Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar; Compra com Doação Simultânea; Compra Institucional; e Aquisição de Sementes. Em Goiás, será disponibilizada a modalidade Compra com Doação Simultânea. Mais informações estão disponíveis no site https://www.conab.gov.br/agricultura-familiar/paan… e podem ser solicitadas pelo telefone (62) 3269-7414.

Fonte: FAESP/SENAR-SP

Related posts

Café/Cepea: Preços encerram junho em alta.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCA EM PARCERIA COM A UNIFRAN, REALIZA CURSO DE APICULTURA E MELIPONICULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Fabrício Guimarães

Certificação voluntária irá abrir mais mercados para algodão brasileiro, diz ministro

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais