Pensando na educação alimentar, no aproveitamento do excedente da produção rural e na valorização da cultura regional, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) oferece um curso de Processamento Artesanal de Banana Verde – Biomassa. Gratuito, o programa de capacitação apresenta técnicas artesanais adequadas para o processamento de produtos alimentares para uso caseiro.
Abaixo, você confere 4 vantagens de fazer o curso de processamento artesanal de banana verde:
Caráter educativo
As atividades oferecidas têm caráter educativo, preventivo e oferecem informações básicas sobre nutrição e saúde, educação alimentar e higiene, desde a aquisição da matéria-prima até o consumo.
Aceitação popular
São Paulo é o estado que mais produz banana no Brasil. Essa fruta é muito apreciada por grande parte da população. Uma forma simples e econômica de agregar benefícios à fruta é o uso de produtos funcionais, como a biomassa da banana verde.
Multiuso da biomassa
A biomassa pode ser definida como matéria orgânica utilizada para produção de energia, apresentando consistência de purê que é utilizado, como espessante nas receitas, aumentando o volume e dando forma aos pratos. “A fruta, quando verde, não apresenta cheiro nem sabor, então não interfere nas preparações. É uma ótima alternativa para incluir alimentos saudáveis na alimentação de toda família”, explica Juliana Baldin, instrutora do SENAR-SP.
Benefícios à saúde
A banana verde contém cerca de 2 vezes mais amido resistente. Esse alto teor se mostra grande aliado do organismo, ajudando a diminuir a absorção de gordura e glicose, portanto, é indicada para diabéticos, pessoas que possuem colesterol alto e para as que sofrem com prisão de ventre.
Para saber sobre a disponibilidade do curso, consulte o sindicato rural de sua região ou procure em nossa página de “Cursos”.
Fonte: SENAR-SP