Iniciou-se nesta manhã de quinta-feira (08), o maior evento de torra do Brasil.
Serão três (3) dias de muito aprendizado e muita troca de conhecimento, palestras, workshops, blocos de torras, cupping, e doze (12) embaixadores sendo eles:
Jack Robson – Jack Robson é Engenheiro Químico com especialização em Alimentos pela Universidade do Estado de Minas Gerais Campos de Varginha, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras(UFLA), Instrutor do CQI e Master Roast pela Probat Alemanha, Roasting Professional pela SCA, duas vezes 3 colocado no campeonato Nascional de Torradores, com experiência de mais de 20 anos no ramo, foi responsável pelo Controle de Qualidade da Café Bom Dia por 12 anos, Gestor da Qualidade do Programa Nucoffee, atualmente possui empresa própria de consultoria em qualidade e educação a Just Coffee Lab and School.
Michele Loreto – Michele Loreto, Bacharel em Ciências Contábeis e atualmente estuda Cafeicultura do IFSUL (Instituto Federal Sul de Minas), é sócio proprietária da GlobalWAY Importex, importadora e torrefadora de cafés especiais, em Curitiba. Desempenha a função de mestre de torra e do controle de qualidade.
Natural do Rio Grande do Sul, filha de proprietários de restaurante e cozinheiros traz consigo o “DNA” da gastronomia para o mundo cafés especiais. Em 2006 passou a acompanhar a produção familiar dos cafés especiais da Chapada Diamantina na Bahia. Desde então, sentiu a necessidade de conhecer todos os processos: o manejo agrícola, a torra e a extração da bebida, o que lhe encantou, transportando definitivamente para o mundo dos cafés especiais.
Participou do Campeonato Nacional de Barismo da BSCA de Torra de 2019 onde conquistou o segundo lugar.
Agroecologia, permacultura, economia solidaria e circular além do amor e paixão pelo seu trabalho são os pilares motivadores da Michele Loreto.
Marcio Santos– Desenvolvedor e sócio de uma consultoria de branding premiada, Márcio descobriu numa conversa de cafeteria o que era o café especial. À partir dali rotacionou a vida e imergiu num estudo contínuo e profundo sobre torra e sensorial do grão. Até que a paixão virou ofício e fez nascer a Muy Café.
Seu olhar apaixonado trouxe um desejo de testar, ousar e brincar de forma muito séria com as diversas possibilidades de grãos, torra e com a inserção do café em inúmeros produtos. Daí nasceram cervejas, cookies, chocolates (com torra do grão e do cacau), torras personalizadas e claro, o máximo do seu DNA preciso e diverso entregue nos pacotinhos azuis da sua marca.
Uma jornada como mestre de torras intensa e agregadora, que imprimiu no mercado um ritmo e alma muito marcantes.
Zé Renato – Zé Renato é um expert em cafés, com grande experiência em cafeterias de São Paulo, como: Suplicy Cafés Especiais, Havanna Café, Octávio Café e Coffee Lab. Desde que iniciou sua atuação no setor de cafeterias, em 2003, Zé acompanha com interesse o processo de torra. Seu primeiro curso de torra foi na UniOctávio, em 2008, com Peter Dupond (The Coffee Collective). No Campeonato Mundial de Baristas (WCE) em Copenhagen, Dinamarca, também em 2008, participou de workshops de torra e barismo.
Em São Paulo, ele participou de cursos com Ensei Neto e Isabela Raposeiras. No ano de 2017, em Curitiba (PR), Zé Renato foi juiz principal do 1º Campeonato Brasileiro de Torra de Café. De lá pra cá, Zé vem se aprimorando e aprendendo tendências de várias escolas de torra. Hoje Zé Renato tem sua própria torrefação, onde além de desenvolver perfis de torra para o Café do Zé também atende pequenos e médios produtores de café.
Ele já prestou consultoria para projetos e implantação de cafeterias nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. Atualmente, desenvolve projetos de curadoria para cafeterias e pessoas que desejam aprender mais sobre o vasto e apaixonante mundo dos cafés especiais.
Leandro Carlos Paiva – Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1999), Mestrado em Agronomia Fitotecnia – Cafeicultura pela Universidade Federal de Lavras (2001) e Doutorado em Agronomia Fitotecnia – Cafeicultura pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Machado – IFSULDEMINAS, Coordenador do Setor de Industrialização de Café do IFSULDEMINAS – Campus Machado e Diretor do Polo de Inovação Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS – Campus Machado uma Unidade da EMBRAPII. Tem experiência na área de Agronomia com ênfase em Cafés Especiais, Pós – Colheita e Industrialização do Café. É Q-Grader pelo Coffee Quality Institute, Barista Master pelo Sindicafe SP e Mestre em Torra; atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação Tecnológica, Cafés Especiais, Análise Sensorial, Industrialização, Torra e Barismo.
Isabela Raposeiras– Campeã da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Baristas, realizado em Março de 2002, Isabela Raposeiras é uma das testemunhas oculares do desenvolvimento do Café Especial no Brasil, tendo iniciado sua trajetória cafeeira em 2000. Já em 2001, foi convidada para trabalhar na Ipanema Coffees, onde iniciou sua experiência com degustação profissional dos grãos.
Torra passou a ser seu foco de estudos à partir de 2003, quando já dava treinamentos, cursos e assessoria a produtores na industrialização de seus cafés. Na época, trabalhou com pequenos e médios produtores, além de torrefações matérias primas especiais e tradicionais.
A fundação da escola aconteceu em junho de 2004, onde lecionava cursos de baristas, montava eventos de degustação nacionais e internacionais, treinava equipes de empresas da área de alimentação e desenvolvia produtos.
Q-grader desde 2010, a Barista ficou em 2o lugar, dentre oitenta especialistas, na competição de provadores organizada pelo Coffee Mind (Copenhagen), que avaliava consistência e fidedignidade às calibrações realizadas para coletas de dados em pesquisas do setor.
Desde sua fundação, o Coffee LAB cria conteúdos e experiências sobre o café especial e segue fiel ao seu propósito: ressignificar a relação do produtor de café, especialmente o familiar, com seu ofício e comércio, razão pela qual já foi ameaçada em duas ocasiões por pagar um ágil de 4 a 5 vezes o valor da bolsa.
Reconhecida internacionalmente como a maior escola de café do mundo, tendo passado por suas salas de aula mais de vinte mil alunos, a marca fundada por Isabela Raposeiras virou instituição e já quebrou muitos paradigmas no tradicional meio cafeeiro. Seja por defender o comércio justo, levantar bandeiras da diversidade ou criar narrativas transparentes, Isabela é sempre sinônimo de sustentabilidade, rigor, humor e inovação nos universos em que circula.
André Águila – André Aguila , começou no café com apenas 13 anos de idade ajudando seu pai em uma empresa de comercialização de café na cidade de Serra Negra-SP.
No ano de 1995 voltou a Franca e ingressou de cabeça no ramo da comercialização de cafés .
14 anos trabalhados em uma Cooperativa fez com que despertasse o interesse em agregar valor aos cafés , vindo a conhecer os cafés especiais no ano de 2012 quando se tronou um Q-Grader Licenciado, abriu um escritório de Assessoria em Comercialização e Qualidade de Cafés na cidade de Ibiraci-MG.
Conheceu a Lilian Carrijo e foi morar na propriedade do sogro junto com a esposa e começou a produção de cafés especiais . 2019 foi o ano da consagração de todo trabalho m suor e dedicação, titulo de Melhor Provador do Brasil e também o Melhor Café Produzido no Brasil naquele ano .
Hoje , produtor, comercializador, consultor e também sócio proprietário da FOX BEAN COFFEE AND ROASTERS, uma empresa voltada a Torrefação e Curadoria de Cafés Especiais para diversas marcas no Brasil.
Leonardo Gonçalves – Leonardo Gonçalves, já foi dançarino, nutricionista e hoje vive e se dedica integralmente ao café. Começou como barista, hoje torra e empreende na torrefação e cafeteria – Cafe Ao Leu. Comprou um Sítio no Caparaó que esse ano colheu seus primeiros frutos. Agora o cara virou, também, produtor. Campeão Brasileiro de Aeropress, Leo contribui bastante para o mercado de cafés especiais na cidade do Rio de Janeiro.
Luis Paulo e Igor Almeida – Luís e Igor são sócio-proprietários da ROAST Cafés, torrefação de cafés especiais em Belo Horizonte, desempenhando as funções principais de torrefador, controle de qualidade, manutenção e instrutor de cursos.
Luís é formado em engenharia de controle e automação pela UFMG, e trabalhou por alguns anos na indústria automotiva antes de transformar seu hobby do café em profissão. Neto e sobrinho de produtores, só começou a consumir café na faculdade, por necessidade. Em 2013 descobriu o café especial e se envolveu ativamente no Fórum Clube do Café. Não demorou muito para começar a torrar o próprio café em casa e avançar rapidamente no hobby.
Ele conheceu Igor, um de seus sócios, na SIC de 2014, num encontro do Clube. Em 2017 tomaram a decisão de profissionalizar o hobby, e em 2018 iniciaram a produção com espaço e máquinas alugados. Após 4 anos funcionando como torrefação “cigana”, em 2022 inauguraram seu espaço próprio que permitirá a expansão da produção e dos serviços de torra, cursos e consultorias.
A fim de garantir a devida capacitação para oferecer cafés de excelência, realizou cursos com Eystein Veflingstad, Verônica Belchior e Fabiana Carvalho, além de estudar continuamente a arte e ciência da torra tanto em conteúdos populares online, encontros e feiras, quanto em publicações científicas. Luís adota uma postura pragmática em relação à torra, e sempre toma decisões a partir dos resultados observados na xícara.
Luís já participou de alguns campeonatos de torra, ficando em 5ª posição no campeonato nacional da BSCA em 2019, e em 5ª posição no Desafio de Torra do mesmo ano.
Igor Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Brasília (2011), Mestrado (2016) e Doutorado em Matemática (2021) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apesar da formação, atualmente atua exclusivamente no ramo de café.
Começou a torrar em 2014 em um torrador caseiro adaptado. A primeira torra que fez na vida já foi controlada via software com direito a curva de torra. Torrava inicialmente para alimentar o vício em cafeína e conseguir consumir um café de qualidade com um custo reduzido. Somente em 2017 que transformou o hobby em negócio, abrindo a ROAST Cafés junto com o Luís Paulo.
Hugo Rocco – Hugo Rocco é o co-fundador, mestre de torra, q-grader, caçador de cafés e ABOMINÁVEL HOMEM DO CAFEZAL do Moka Clube. Desde de 2012 ele dedica o seu tempo ao café, visitando fazendas em todas as regiões produtoras do Brasil, provando e escolhendo os melhores lotes para o clube. Sempre considerou que estar na roça era o que mais gostava, pois viajar e provar cafés únicos foi sua paixão até começar a torrar. Acredita que o perfil de cada lote é a parte mais importante de uma marca de café, pois é na torra que transferimos toda a personalidade e história que a torrefação quer contar. Hoje é responsável pela produção da fábrica e por escolher e definir todos os perfis de torra dos mais de 50 lotes que são lançados toda a safra no Moka Clube.
Donieverson (Doni) – Agrônomo(2017), iniciou seu trabalho com café em 2016 por meio da Emater-MG, fazendo estágio de campo, onde veio a ter contato com o setor de controle e qualidade de café fazendo um curso de classificação e degustação pelo Senar Minas.
Em 2017 iniciou o estágio no setor de Controle e qualidade de cafés no laboratório do IFSULDEMINAS sob a mentoria dos professores Leandro Paiva e Ivan Caixeta, onde trabalhou com análise sensorial, desenvolvimento de perfis de torra, laudo de qualidade para produtores e ministrou cursos e palestras na área. Participou também no apoio e organização de concursos de qualidade (COY, concursos municipais, concurso estadual, BR FAIR, etc.).
Em 2018 iniciou sua jornada como colaborador na Bourbon Specialty Coffees, como parte integrante da equipe no departamento de Controle de Qualidade, em 2020 complementou a equipe comercial sendo responsável por Vendas/Compras de café, passando a atuar nos dois setores, onde se encontra em sua posição atual até os dias de hoje.
Trabalha também com consultoria para produtores rurais e empresas que buscam aperfeiçoar as técnicas relacionadas a torração de café, manejo pós-colheita e controle de qualidade.
Premiações/Certificações:
- Campeão regional de torra de cafés especiais na Alta Mogiana 2018
- Campeão brasileiro de torra de cafés especiais 2018
- Top 6 campeonato brasileiro de torra de cafés especiais 2019
- Top 3 campeonato brasileiro de torra de cafés especiais 2022
- Q-Arabica Grader desde 2019.
Helga Andrade – Mineira que se apaixonou pelos cafés especiais em 2009, quando ainda eram raros no Brasil. É Barista e Degustadora certificada, Mestre em Gestão de Cadeias Produtivas e Turismóloga, vivendo entre o entusiasmo cotidiano de degustar novos cafés e o impulso incontrolável de promover transformação na vida das pessoas por meio da educação (para o café, pelo café).
Em 12 anos de experiência, trabalhou promovendo os cafés brasileiros no exterior, organizou concursos de qualidade de café, campeonatos de provadores, torrefadores e baristas e foi intérprete/coach de campeões brasileiros em campeonatos mundiais. Ela também fundou a Cafeteria Escola da Universidade Federal de
Lavras, que desde 2016 capacita estudantes a partir do voluntariado e da extensão universitária.
Atuou em parceria com diversas organizações relevantes do setor de café no mundo, como IFSULDEMINAS, BSCA, SindicafeSP, SCA, UFLA, entre outros, coordenou a implementação do Programa Educacional BSCA/SCA no Brasil em 2017 e atua na capacitação de cafeicultores com o SENAR Minas desde 2013. Também é membro fundadora da Aliança das Mulheres do Café no Brasil e atuou como Consultora do Programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres, promovendo ações em prol da equidade de gênero no agronegócio café.
Hoje é consultora, educadora, gestora de projetos e organizadora de eventos. Você pode encontrá-la no espaço Achega em Belo Horizonte-MG, um coletivo que conecta e entrega soluções para profissionais e consumidores de café.
Certificações:
- Barista Professional SCA
- Q Arabica Grader
- Authorized SCA Trainer
Prêmios:
- Vice-Campeã Brasileira Coffee in Good Spirits (2011; 2010)
- Vice-Campeã Regional Mineira de Barista (2010)
- Terceiro Lugar Nacional Copa Barista (2010)