Festa do Peão de Barretos define campeões de provas com cavalos

Foram realizadas as provas de bareback, sela americana, team penning e ranch sorting e três tambores

A Festa do Peão de Barretos definiu cinco campeões de provas de cavalo em seu primeiro fim de semana. Foram realizadas as provas de bareback, sela americana, team penning e ranch sorting.

No bareback, o amazonense Jesse Oliveira, de 27 anos, foi o campeão. Na final, ele montou o cavalo Segredo da Pro Horse e obteve 83,50 pontos. Com isso, chegou a 165,50 pontos, superando por apenas meio ponto o paulista Carlos Rosa, que ficou em segundo.

“Eu estou muito feliz e estava há cinco anos ralando em busca desse título em Barretos. Este ano eu vim para ser campeão e deu tudo certo”, afirmou Jesse.

Na sela americana, o vencedor foi Armando Losnake, de Piratininga (SP), que compete há 15 anos em Barretos. Depois de oito vice-campeonatos, ele conquistou o título.

“Barretos é mágico. Todo mundo quer participar nesta arena, e ser campeão do rodeio aqui é levar para o resto da vida. Contarei para meu neto e meu filho histórias dessa conquista”, disse, acrescentando que o amor por cavalos e rodeio vem de berço. “Meu pai foi peão, eu me tornei peão, meu filho se tornou peão. Além de ser o nosso ‘ganha-pão’, é a nossa diversão.”

No team penning, prova de apartação de bezerros disputada por um trio de cavaleiros, o título de campeão de Barretos foi conquistado por Felipe Silva, Carlos Augustinho e João Vitor Gomes da Silva. Eles completaram a prova em 19,948 segundos. Na outra categoria, venceram os paulistas Alisson Gouveia e Brayan Eysink e o mineiro Sidnei Carlos Dias com o tempo de 20,633 segundos.

Na modalidade ranch sorting (organizar o rancho, na tradução livre), Gustavo Rezende, de Uberlândia (MG), e Diego Santos, de Cajuru (SP), foram os vencedores. A dupla levou 30,391 segundos para tocar 11 bois, numerados em sequência, de um círculo para o outro.

Na decisão da prova de Três Tambores, disputada exclusivamente por mulheres, a amazona Ana Carolina Laurini Cardozo, de Araraquara (SP), obteve o terceiro melhor tempo com 18,156 segundos e garantiu o título de bicampeã em Barretos. Ela já tinha vencido as semifinais de sexta-feira e sábado.

Na categoria mirim, Helena Junqueira Franco, 8 anos, de Barretos, percorreu o circuito entre os três tambores em 18,489 segundos e também conquistou o bicampeonato de Barretos.

Queima do alho

Outra disputa que chamou atenção ocorreu fora da arena, no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão. A Comitiva Água do Peão, de São José do Rio Preto (SP), venceu o Concurso da Queima do Alho, que premia o mais saboroso prato típico dos tropeiros, que inclui arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e churrasco na chapa.

O evento teve a participação de 20 comitivas, de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná. Reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Brasil, a Queima do Alho é mais do que uma refeição, sendo considerada uma celebração da história e da tradição que marcaram a vida dos peões transportando gado pelas estradas do interior.

Related posts

Brasil participa com destaque da 140ª Sessão do Conselho Internacional do Café e do 7º Fórum de CEOs e Líderes Globais, em Honduras.

Cooperativas enfrentam incertezas com reforma.

Governo de SP realiza Seminário Estadual para fortalecer parceria com municípios paulistas.

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais