Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza entregas no “Governo na Área” em Ribeirão Preto

Nesta segunda-feira (20), em mais uma edição do Governo na Área, o novo Governador Rodrigo, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, acompanhado do Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, os prefeitos, vereadores da Região Administrativa e convidados, participaram da reunião de secretariado e realizaram as entregas de máquinas e implementos agrícolas para fortalecer o agro da região.

Ribeirão Preto possui uma produção agrícola avaliada em mais de R$ 5 bilhões, que representam 5% do total do Estado. Em 2021 foram produzidos 36 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 15 mil toneladas de carne bovina, 27 mil toneladas de carne de frango, 64 milhões de litros de leite e 65 mil toneladas de amendoim. Na região, a SAA está presente com um núcleo de pesquisa do IAC – Instituto Agronômico e dois do IZ – Instituto de Zootecnia, 19 técnicos da CATI e 19 técnicos da Defesa Agropecuária, e no atendimento de 142 produtores com as linhas de crédito disponibilizadas pelo FEAP. Ainda em 2021, a Secretaria investiu R$ 9,2 milhões em pesquisas, com destaque para a cana-de-açúcar, a pecuária de corte e a pecuária de leite.

O município de Ribeirão Preto também possui um centro de excelência em pesquisa com cana. Criado em 1934, ainda como uma estação experimental, o IAC deu início às pesquisas com os cultivares no mesmo ano. Em 2005, durante a gestão de Duarte Nogueira na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, houve a criação do Centro de Cana do IAC. Atualmente, o Programa Cana IAC emprega 122 funcionários e possui 190 empresas parceiras. Além disso, o Programa já lançou 30 variedades de cana e desenvolve cerca de 650 ensaios de campo por ano.

Nesta edição do Governo na Área, a Secretaria é responsável pela entrega de 67 máquinas e implementos agrícolas do Programa Nova Frota SP Não Para, 24 novas viaturas do Programa Segurança no Campo, 210 km de estradas recuperadas e perenizadas pelo Programa Melhor Caminho, 4 convênios do Programa Cozinhalimento, 2.940 km de estradas rurais mapeadas e 9.430 propriedades rurais com CEP digital, através do Programa Rotas Rurais, e pela regularização ambiental de propriedades pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que já processou 100% dos cadastros e até agora analisou 68% deles. Além disso, a SAA também comprou 231 toneladas de alimentos produzidos por 98 produtores da região e distribuiu 21 mil cestas de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade e promoveu ações de prevenção a incêndios para conscientizar, engajar e proteger as propriedades que ajudam a movimentar a economia do Estado.

Related posts

USDA reduz estimativa de safra de café do Brasil em quase 6%

Apesar da boa florada dos cafezais, expectativa para a próxima temporada é negativa

Preço do milho interrompe sequência de altas e apresenta recuo

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais