Pastagem: lote ideal, ganho de peso e altura do pasto

A pastagem é fundamental para engorda bovina. Porém, é preciso seguir alguns cuidados para obter o peso esperado. Não basta soltar os animais no pasto e esperar que, sozinhos, ganhem as arrobas para efetivar uma boa comercialização.

Pensando sempre em proporcionar e desenvolver um melhor desempenho aos nossos leitores, a Boi Saúde reuniu algumas dicas focadas no manejo da pastagem. São orientações básicas que irão auxiliar na sua produtividade. É preciso se preparar para sentir os primeiros resultados. Com isso, faça um calendário das ações que precisam ser feitas mês a mês, assim, você não perde nenhum manejo e otimiza seu negócio.

Número ideal de animais no mesmo pasto

A dica é não exceder o número de 100 animais por lote. Essa é a quantidade limite para o produtor ter um controle melhor. Todo o rebanho deve ter o comportamento observado diariamente, pois qualquer mudança pode indicar que algo não está indo bem como algum indicativo de doença. Quando alguma enfermidade é diagnosticada no início, as chances de cura são maiores, além de evitar o risco de contaminação do plantel.

Outra indicação é que esses animais sejam separados por lote de idade aproximada. O que facilita o manejo, principalmente a alimentação, e diminui a competitividade no cocho. Ou seja, todos irão consumir a quantidade ideal para corresponder a expectativa de crescimento e engorda. Além disso, todos os animais do mesmo lote poderão ir para o abate no mesmo período.

Os mais jovens, por serem menores, têm dificuldade de acesso ao alimento. Para esses animais, o creep-feeding, local de entrada restrita a animais de pequeno porte é o mais indicado.

Um pasto intermediário também precisa ser separado onde será mantido animais para recria e engorda com alimentação específica para cada estação do ano.

Ganho de peso no pasto

Geralmente, o ganho de peso por animal ao dia considerado produtivo pode ser entre 200 gramas a 1,5 Kg. Porém, para reforçar esse ganho é variável. Diversos fatores impactam o ganho de peso no regime à pasto. Entre eles, estão:

região;

clima;

solo;

pasto;

raça;

bem-estar animal;

manejo adequado;

alimentação e água disponíveis;

e o mais importante: nutrição.

Altura da pastagem 

Não deixe a pastagem abaixo dos 20 centímetros, pois contém alta quantidade de verminose no solo. Com uma régua ou trena comum, você pode medir a altura do pasto e deixar os animais em pastos com a medida ideal que é de 50 a 60 centímetros.

Se na propriedade, o trabalho é feito com o capim mombaça, em um pastejo rotacionado e adubado, a altura ideal de entrada dos animais é de 90 centímetros. O rebanho consome até os 40 centímetros, tamanho ideal para recuperação sadia. O desafio do produtor é manter esse equilíbrio entre altura máxima e altura mínima.

A braquiária brizantha tem altura máxima de manejo em 40 cm, deve receber o primeiro pastejo entre 30 e 40 cm.

Fonte: Boi Saúde

 

Related posts

Vaca Nelore se torna a mais valiosa do mundo em leilão no Paraná

Preço do boi gordo abre semana com nova alta

CAgrofriday da Orbia permite compra e pagamento de insumos com condições especiais, além de resgate de benefícios em oportunidade única

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais