Exportações de algodão avançam, enquanto o mercado interno segue lento

Embarques podem registrar recorde mensal em janeiro

As exportações brasileiras de algodão em pluma iniciam 2025 em alta, refletindo o amplo excedente doméstico e os bons volumes de contratos a termo.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, agentes buscam aproveitar os atuais patamares da taxa de câmbio, para assegurar receita superior à registrada no mercado interno.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, em 12 dias úteis do primeiro mês de 2025, o Brasil embarcou 265,6 mil toneladas de algodão, superando em 6,1% o volume de todo janeiro de 2024. A atual média diária de exportação está em 22,1 mil toneladas, quase o dobro das 11,4 mil toneladas de janeiro do ano passado. Se o atual ritmo de embarques continuar até o encerramento deste mês, o total pode ultrapassar 480 mil toneladas, um recorde mensal.

Já no mercado spot nacional, as negociações da pluma seguem em ritmo relativamente lento, com indústrias retomando as atividades, operando com a matéria-prima adquirida anteriormente, ainda conforme pesquisas do Cepea.

No mercado interno, as cotações vêm apresentando recuperação nos últimos dias, mas ainda estão abaixo de dezembro. Nesta terça-feira (21/1), o indicador Cepea/Esalq registrou o preço médio de R$ 4,1678 a libra-peso, uma queda de 0,64% no acumulado de janeiro.

Related posts

Brasil participa com destaque da 140ª Sessão do Conselho Internacional do Café e do 7º Fórum de CEOs e Líderes Globais, em Honduras.

Cooperativas enfrentam incertezas com reforma.

Governo de SP realiza Seminário Estadual para fortalecer parceria com municípios paulistas.

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais