Substrato caipira para produção de mudas de café em bandejas

É possível produzir mudas de café em bandejas usando substrato caipira. Foi desenvolvido e testado, em maior escala, um substrato de mudas com uso de materiais da própria fazenda, denominado de substrato “caipira”. 

O substrato usual para produção de mudas de café, em tubetes e bandejas, é composto de fibra de coco, turfa e fibras de madeira. Ele confere boa qualidade ao substrato, propiciando uma boa retenção de umidade e arejamento adequado para as raízes. Recentemente, foi estudado um substrato misto, composto por 50% de substrato comercial (Carolina Soil) e 50% de esterco de curral, sendo obtidos bons resultados no desenvolvimento das mudas e, também, com menor custo. 

No presente trabalho, foi testado um substrato caipira para substituir o substrato comercial. A composição testada foi de 45% de esterco de curral, 45% de palha de café decomposta (de coloração preta) e 10% de terra, mais arenosa. Foi adicionado, ainda, adubo de lenta liberação, do tipo osmocote 15-9-12, à razão de 1,3 kg por metro cúbico de substrato. 

O trabalho foi conduzido em Nepomuceno, Sul de Minas, com o preparo de 42 mil mudas de café arara, usando bandejas de 32 células. A condução do viveiro foi a tradicional, com semeio direto, de duas sementes por célula, conduzido com meia-sombra de sombrite, com irrigações diárias e controle fitossanitário usual, de forma preventiva. 

Depois de 7 meses de condução, foram avaliadas as mudas na comparação do substrato Carolina Soil (21 mil mudas) e o substrato caipira (21 mil). Os resultados obtidos mostraram bom desenvolvimento da parte aérea das mudas, com 6 pares de folhas, e do sistema radicular, de forma semelhante nos dois tipos de substratos. As mudas tiveram, em peso verde, a média de 12 g na parte aérea e 9 g no sistema radicular. Foram plantadas e, em ambos os substratos, houve bom pegamento. 

Deste modo, conclui-se que é recomendado o uso de substrato caipira na produção de mudas de café. Nas fotos, pode-se observar o aspecto das mudas produzidas.

Bom aspecto das mudas formadas, na parte aérea e no sistema radicular. A muda da esquerda, em ambas as fotos, se refere ao substrato caipira, e, a da direita, ao Carolina Soil

Related posts

Fertilizantes nitrogenados e potássicos caem em novembro; fosfatados ficam estáveis

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais