SENAR-SP PROMOVE ENCONTRO DE COORDENADORES PARA ALINHAMENTO DAS AÇÕES DE 2024

19 de janeiro, 2024 – por SENAR-SP

Sindicatos rurais farão levantamento vocacional das propriedades rurais para aperfeiçoar a implementação de cursos e de políticas de incentivo aos produtores

Na manhã de hoje (19/01) cerca de 200 coordenadores de sindicatos rurais paulistas participaram do Encontro de Coordenadores – a participação ocorreu de forma virtual. A reunião foi conduzida, a partir da sede do Sistema FAESP/SENAR-SP, pelo vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, com as pautas técnicas apresentadas por gestores do SENAR-SP, e do superintendente Mario Biral.

Dentre os temas abordados: Novos regramentos orçamentário e financeiro estabelecidos para 2024; Elaboração de relatórios de monitoramento e controle das atividades dos sindicatos; e gestão do Plano Anual de Trabalho (PAT).

Tirso Meirelles destacou a importância do trabalho dos coordenadores dos sindicatos para a plena execução do PAT, ressaltando as ações efetivas para atingir os objetivos estabelecidos pelo Plano e construídos e realizados pelos sindicatos com participação de outros parceiros nas suas regiões de atuação a partir do levantamento de demandas, em colaboração com os agentes locais.

“Os sindicatos são protagonistas em materializar a vocação natural de cada município, de cada região onde atuam, por isso é importante entender às peculiaridades locais e sazonais, para que o Sistema FAESP/SENAR-SP possa atender às demandas com o máximo de eficácia, para que possamos incentivar os arranjos produtivos locais, levando conhecimento, tecnologia e condições para que os produtores possam prosperar em suas atividades”, disse o vice-presidente da FAESP.

Durante o encontro foi apresentado também a proposta pioneira que será executada pelo SENAR-SP para um levantamento minucioso junto às propriedades rurais paulistas. O projeto prevê que, a partir de dados do Projeto Lupa (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária), administrado pela CATI, os sindicatos rurais poderão conduzir um levantamento vocacional de cada propriedade rural dos municípios de atuação dos sindicatos e suas extensões de base. A partir dessas informações, a expectativa é que será possível um melhor direcionamento dos cursos do SENAR-SP e de políticas essenciais para incentivar o pequeno e o médio produtor rural.

“Os sindicatos rurais, seus presidentes e coordenadores, sãs as peças principais, atuando em todo o Estado, e que levam todo o embasamento técnico de estudos e determinações que são elaborados conjuntamente pelo Sistema FAESP/SENAR-SP para que possamos fortalecer o setor produtivo e os trabalhadores do campo”, concluiu Tirso Meirelles.

Related posts

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Arrozeiros doam diesel para produtores gaúchos atingidos pelas enchentes

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais