SENAR/SP orienta para uso correto e seguro na aplicação de agrotóxicos

Produtores rurais e trabalhadores que manuseiam agrotóxicos receberam orientação sobre as determinações da Norma Regulamentadora 31 (NR-31.8 do Ministério do Trabalho). O SENAR-AR/SP tem disponibilizado gratuitamente capacitação/treinamento sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos.

Essa capacitação é voltada aos produtores rurais e trabalhadores que utilizam agrotóxicos durante o processo produtivo em suas lavouras, independente do equipamento (pulverizadores costais e tratorizados etc.) utilizado para o controle de plantas invasoras ou combate de doenças que possa aparecer durante o ciclo da cultura.

Com abordagens teóricas e práticas, que envolvem desde a aquisição dos produtos, transporte, armazenamento, classificação toxicológica, preparo dos produtos (calda), rotulagem, interpretação da bula do produto, sinalização com período de entrada, período de carência, formas de exposição direta e indireta, Equipamentos de Proteção Individual – EPI, regulagem, deriva, sinais e sintomas de intoxicação e noções de primeiros socorros entre outros. Todas as informações estão numa cartilha que é entregue gratuitamente aos participantes da capacitação que posteriormente servirá para sanar duvidas após o treinamento.

Em São José do Rio Preto/SP, a parceria entre SENAR-AR/SP, Sindicato Rural e a Athena Brasil viveiro de plantas ornamentais, possibilitou a capacitação/treinamento de trabalhadores que diariamente atuam nesse segmento. Durante três dias, eles tiveram conhecimentos técnicos e metodológicos por meio de aulas teóricas e práticas.

“Há dois anos trabalho na preparação de calda para pulverização de agrotóxicos nas plantas ornamentais aqui do viveiro, para mim o curso do SENAR-AR/SP trouxe mais conhecimento sobre organização, segurança, descarte e várias outras coisas.” Destacou Thiago Oliveira.

Já Lorena de Souza, supervisora de produção, destacou as aulas sobre os Equipamentos de Proteção Individual – EPI. “O que mais me chamou atenção foram os EPI’s. Eu aprendi sobre a importância e principalmente como usar os equipamentos de proteção.”

“Para uma empresa como a nossa e, para os certificados internacionais que temos, é fundamental que nossos colaboradores tenham as qualificações profissionais adequadas e isso, o SENAR-AR/SP e o Sindicato nos ajudou muito, trazem um leque muito grande de cursos em diversas áreas.” Alexandre Moro – gerente de logística da Follow Athena Brasil.

“Capacitar e qualificar a mão de obra rural, essa é a maior preocupação do SENAR-AR/SP. Não só na área de aplicação de agrotóxicos, mas amplamente em todo o cenário agro-silvo-pastoris. Hoje o SENAR-AR/SP contempla com mais de 400 títulos de cursos na área de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, agregando valores aos produtores e trabalhadores rurais.” finalizou Nazir Elias Ayub instrutor do SENAR-AR/SP.

Fonte: FAESP/SENAR

Related posts

Fertilizantes nitrogenados e potássicos caem em novembro; fosfatados ficam estáveis

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais