Na última semana, a Cocapec recomeçou o seu Programa de Visitas, que tem o objetivo de mostrar como a cooperativa apoia o produtor rural e reforçar o seu importante papel nesta gigantesca cadeia que é o café. Foram 3 instituições de ensinos, que juntas, somaram cerca de 200 alunos.
A primeira escola foi a EMEB Jornalista Granduque José, da cidade de Ribeirão Corrente/SP. A turma participa de um programa da Abag Ribeirão Preto, chamado “Agronegócio na Escola”. Já a E. M. Horácio Faleiros de Capetinga/MG e a E. M. Joaquim Borges de Freitas, de Claraval/MG, fazem parte do “Projeto Escola no Campo”, realizado em conjunto entre a Cocapec e a Syngenta, um importante fornecedor de insumos.
Devidamente paramentados com os EPIs, as crianças conheceram o laboratório de análises de folha e solo, torrefação, complexo de recebimento de café (balança, tombador e armazenagem) e finalizou com a classificação/degustação de café que, após uma detalhada explicação do trabalho, puderam experimentar as xícaras com os lotes dos cooperados.
O Programa de Visitas Cocapec recebe diversos grupos durante o ano, com um pequeno intervalo nos meses de safra, e proporciona uma verdadeira viagem pela cafeicultura, cooperativismo e Cocapec.
Fonte: Comunicação COCAPEC