Presidentes de Entidades Cooperadas participaram no dia 23/02 de reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Passos para conhecerem o projeto Redescobrir, FAEMG Digital e as novas ações do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos. Os projetos foram apresentados pelo assessor da diretoria, Antônio Barbosa Álvares, o Toninho de Pompéu, pelo superintendente, Christiano Nascif, pelo gerente da assessoria sindical, Rogério Fonseca e o consultor de negócios Wilson Moura. O gerente da regional do Sistema FAEMG em Passos, Rogger Miranda Coelho, que atende 45 entidades cooperadas que representam 77 municípios, conduziu os trabalhos.
Quebrar barreiras e mostrar tudo o que o Sistema faz pelo produtor é a proposta da diretoria empossada no final de 2021. Para isso, foi criado o projeto Redescobrir dividido em etapas. A primeira delas inclui reunião com os sindicatos das 10 regionais do Sistema. Uma segunda etapa prevê a visita dos presidentes à sede em Belo Horizonte, onde conhecerão todo o trabalho realizado em prol dos produtores.
“A missão da nova diretoria é fazer a aproximação da base de tudo que são os sindicatos e os produtores rurais com a federação. É preciso conhecer tudo que o Sistema faz e pode fazer pelo produtor. Precisamos de entidades cooperadas atuantes e prestadores de serviços de qualidade. A FAEMG está à disposição para qualquer demanda do setor”, Toninho de Pompéu.
Desdobramento
Rogério Fonseca detalhou todas as ações do projeto Redescobrir e destacou toda a prestação de serviços que pode ser feita pelos sindicatos e o quanto esse trabalho promoverá retorno financeiro para as entidades. Um dos destaques ficou com o FAEMG Itinerante que levará atendimento in loco, proporcionando aos produtores a solução de seus problemas. “Os produtores devem ter resposta para todas as suas dúvidas”.
Novos negócios
As opções de novos negócios e serviços foram apresentadas por Wilson Moura, Consultor de Negócios do Sistema, como a o projeto da Energia Sustentável em parceria com a empresa SouVagalume, que possibilita a obtenção de descontos entre 12 a 22 % na conta de energia, sem investimentos. Uma segunda opção seria a produção de energia própria. Os seguros como ferramenta de gestão de risco para a atividade rural também foram apresentados, com exemplos de casos de sinistros ocorridos em sindicatos da regional.
O presidente do Sindicato de Carmo do Cajuru, José Eustáquio Vilaça de Oliveira, é um dos que já utiliza os produtos do FAEMG Digital. Com a experiência em parcerias nas gestões anteriores, ele entende o quanto a prestação de serviços beneficia o produtor e o sindicato. Como exemplo ele cita que iniciou seu primeiro mandato com 80 produtores associados e hoje tem 430, graças a prestação de serviços.
SENAR
Christiano Nascif mostrou o quanto o SENAR como um dos braços do Sistema está à serviço do produtor rural. Ele destacou a atuação da regional de Passos que realiza cerca de 50 cursos semanais e capacita 2.000 pessoas todos os meses. Entre os projetos, o Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que pode ser ampliado na regional e novas ações como a inauguração, em Varginha, do Centro de Excelência em Cafeicultura, novo projeto destinado a apicultura com lançamento previsto para março. “Nós precisamos de vocês para ajudar ainda mais o produtor rural, temos que devolver a ele o que nos paga”.
“Quero cumprimentar o Sistema por estar se aproximando dos produtores. Essa era uma cobrança antiga. Nós temos muito a fazer pelo setor. Com esse exemplo da diretoria, todos nós estamos motivados a fazer mais e a ficarmos mais fortes”, Edélcio José Cançado Ferreira, presidente do Sindicato Rural de Moema.
“A nossa avaliação é extremamente positiva. Vimos uma ação concreta do Sistema FAEMG, da nova diretoria, aproximando os sindicatos da federação. Isso é muito importante. A vinda de um membro da diretoria, do superintendente do SENAR, do gerente regional, proporcionou a oportunidade de ouvirem todos os presidentes de sindicatos da regional, os anseios, as expectativas e as limitações que temos. Foi tudo anotado, tudo discutido e apresentado tranquilamente e, principalmente, predominando o bom senso. Aquilo que pode ser feito e será feito. Mais uma vez o Sindicato dos Produtores de Passos sedia um evento desse tamanho e deixamos registrados os nossos agradecimentos” Darlan Esper Kallas, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos.