Influenza Aviária – I Fórum Estadual sobre a doença vai promover debate entre especialistas

Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através de sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) em conjunto com a Câmara Setorial de Ovos e Derivados, acontece no próximo dia 7 de junho, das 09h às 17h, no World Trade Center, em São Paulo, o I Fórum Estadual de Influenza Aviária. A atividade, irá reunir especialistas do Brasil e de outros países, e tem como objetivo discutir estratégias de prevenção e medidas de controle da doença.

Além da SAA, apoiam o Fórum as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e podem participar, profissionais da área da saúde, do meio ambiente e da agricultura, produtores, além de estudantes, gestores municipais e qualquer interessado no assunto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/eventos/inscricoes/?action=formlarioInscricoes&id_curso=242.

Na programação, palestra de representantes de diversas instituições, inclusive da OFFLU, rede de especialistas em Influenza Animal da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Para conferir a lista completa dos palestrantes, acesse https://foruminfluenzaaviaria.com.br/.

“Este fórum se destaca como um momento importante para discutirmos uma só saúde. A integração entre as secretarias, as instituições privadas, e principalmente com o setor produtivo, é fundamental para que São Paulo continue mantendo a Influenza Aviaria longe de seu plantel comercial de aves” aponta Maria Carolina Guido, diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (Decesun) da CDA.

“A realização do I Fórum Estadual de Influenza Aviária mostra a convergência de preocupação não apenas do setor, mas também da defesa agropecuária e da secretaria da agricultura do Estado em proteger e construir discussões saudáveis em prol da segurança de toda a cadeia produtiva paulista”, acrescenta Cristina Nagano, presidente da Câmara Setorial de Ovos e Derivados.

Panorama em São Paulo

Desde a detecção do primeiro foco de IAAP no Estado de São Paulo, em 03 de junho de 2023, foram inspecionados mais de 150 mil animais, somando mais de 1000 ações de vigilância feitas de casa em casa. Foram realizados cerca de 250 atendimentos a notificações de suspeitas de ocorrência de influenza aviária, dos quais, foram diagnosticados 54 focos para Influenza Aviária de alta patogenicidade, com o acometimento de 90 aves.

Todos os casos confirmados foram em aves silvestres, o que mantém o status de livre da doença para a exportação, uma vez que a doença não foi detectada em granjas comerciais.

Ações de educação e distribuição de materiais informativos também fizeram parte do pacote de medidas para o combate à doença. Divulgação em veículos de comunicação diversos, também estão  entre as medidas.

Por ser uma zoonose, trabalhos de educação também vêm sendo desenvolvidos junto com outras instituições como Secretaria da Saúde e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, projetos de monitoramentos de praias (PMP), prefeituras municipais e ICMBIO.

Related posts

Apesar da boa florada dos cafezais, expectativa para a próxima temporada é negativa

Preço do milho interrompe sequência de altas e apresenta recuo

Café abre a semana em alta e alcança novo recorde de preços em Nova York

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais