23 de janeiro, 2024 – por FAESP
Na tarde de ontem (22/01) o Sistema FAESP/SENAR-SP e SEBRAE-SP formalizaram Cooperação Técnica entre as instituições para a realização, em 2024, de 90 eventos municipais gratuitos e presenciais, que devem reunir 12.500 mulheres. As ações irão impactar mais de 30 mil mulheres paulistas. Por meio de parceria com o programa “Sebrae Delas”, a Comissão Semeadoras do Agro da FAESP dará seguimento às duas fases de seu projeto de estímulo ao empreendedorismo feminino: “Mulheres, descubram-se no campo” e “Mulheres, é tempo de semear” – ambos os módulos têm como objetivo a capacitação das mulheres do agronegócio paulista e o surgimento de novas lideranças femininas no setor. E ainda o anúncio do lançamento do terceiro módulo de capacitação: “Mulher, é tempo de colheita”.
Estiveram no evento de assinatura do convênio entre as instituições representantes das áreas técnicas do Sistema FAESP/SENAR-SP e do SEBRAE-SP. O encontro foi conduzido por Manuel Henrique Farias Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP. Ramos exaltou as conquistas do projeto em conjunto das instituições, ressaltando que a iniciativa vem cumprindo seus objetivos. “Emancipar a mulher de uma vez por todas em sua vida pessoal e na atuação como produtora rural”, disse.
Juliana Farah, vice-presidente da Semeadoras do Agro, discorreu sobre as conquistas alcançadas pela parceria em 2023 e que neste ano um tema de bastante relevância é a comunicação e o networking das produtoras rurais. “São dois aspectos muito importantes que precisam ser desenvolvidos para que a mulher do campo saia da dependência emocional a fim de conquistar sua autonomia financeira e para que possa gerir sua propriedade, seu próprio negócio”, destacou.
Tirso Meirelles apontou que o Brasil é um país de muitas possibilidades para as mulheres, mas ainda com muitas necessidades e que é preciso muita colaboração para superar os desafios. “Além do trabalho de inclusão das mulheres no trabalho rural, a parceria acabou trazendo também outros benefícios, motivando o Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do SENAR-SP a idealizar o projeto ‘Semear é Cuidar’, voltado para os cuidados com a saúde física e mental das mulheres do campo”, disse Meirelles, em referência à parceria com a ONG Orienta Vida, que em 2023 contemplou 950 mulheres com exames gratuitos para o diagnóstico do câncer de mama às mulheres rurais de regiões vulneráveis.
De acordo com Nelson Hervey Costa, Superintendente do SEBRAE, a parceria com a FAESP vem cumprindo um grande desafio da sociedade, que é a equidade de gênero. “É uma grande satisfação, alegria e esperança que vemos os resultados desse trabalho de levar habilidades empreendedoras às mulheres do campo, gerando empatia e formando lideranças femininas”, frisou Costa. Para o Diretor Técnico do SEBRAE, Marco Vinholi, a atuação da Comissão Semeadoras do Agro evidencia que a parceria obteve sucesso a todas as partes envolvidas. “Quando a gente fala em empreendedorismo da mulher no campo, é um projeto de vanguarda que busca romper as barreiras do preconceito, refletindo em muitos outros fatores, o que pode libertar a mulher de situações de fragilidade em seus lares”, enfatizou Vinholi.