Engenheiro Agrônomo: a engrenagem que move o agronegócio brasileiro

Neste 12 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, o profissional que trabalha para impulsionar o protagonismo global do agronegócio

Por: AGROLINK –Aline Merladete

Neste 12 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, o profissional que trabalha para impulsionar o protagonismo global do agronegócio do país a cada safra. A data foi instituída quando a engenharia agronômica foi regulamentada como profissão, em 12 de outubro de 1933, pelo decreto 23.196/1933, do então Presidente da República Getúlio Vargas. A regulamentação da atividade é recente, mas o trabalho do profissional é secular, já que a agricultura está presente no mundo há mais de 10 mil anos.

No Brasil, a agronomia já era uma prática profissional desde o século XIX. A primeira escola profissionalizante no país foi fundada na Bahia, na comunidade de São Bento das Lages. De lá pra cá, a profissão passou por diferentes nomes, transformações e regulamentações, assim como o perfil do próprio agrônomo. Hoje, há universidades com o curso de Engenharia Agronômica em todas as regiões, formando profissionais para entender as dores e as necessidades dos produtores rurais, mas principalmente, levar a solução e a inovação para os desafios diários das lavouras.

Nas descrições dos cursos de graduação e até em conselhos de classe, a atuação do Engenheiro Agrônomo é composta por ser “responsável pelo manejo de diferentes culturas e conseguir planejar o cultivo de forma a garantir uma produção otimizada, indicando tecnologias e conhecimentos cientificamente embasados para a eficiência da atividade agrícola”. Mas este profissional vai muito além destas atribuições nesta missão de impulsionar o agronegócio brasileiro. 

Posso trazer aqui dezenas de atuações, e só nas que temos no time de Engenheiros Agrônomos da Brevant® Sementes, que somam mais de 750 profissionais, divididos em 20 áreas, há profissionais em vendas, marketing, orientação técnica, coleta de dados, pesquisa, controle de qualidade, padronização, fiscalização, produção, cadeia de suprimentos, manutenção e desenho técnico. Todos os cargos e funções tem um único objetivo: auxiliar o agricultor a maximizar a sua produtividade e rentabilidade, impulsionando o Brasil na produção mundial de grãos.

Todo o trabalho e esforço dos nossos Engenheiros Agrônomos, que antes de tudo, são pessoas e elementos fundamentais para a Brevant® Sementes e, juntos, colaboram para que clientes e parceiros atinjam o ápice de sucesso, são reconhecidos diariamente no campo. E posso comprovar. Segundo a pesquisa Farm Talk, da Kynetec, a Brevant® Sementes é a marca mais valorizada pelo agricultor brasileiro, pelo segundo ano consecutivo. Esse é um resultado considerável, visto que a Brevant® Sementes tem apenas cinco anos, completados recentemente. A conquista só foi possível graças às pessoas que estão formando e conduzindo a inovações pesquisadas e desenvolvidas pelos Engenheiros Agrônomos da marca para o agricultor.

No dia em que celebramos uma profissão – não querendo “puxar sardinha”, mas que é a mais importante do setor -, ver o protagonismo, a versatilidade de atuação e, principalmente, a engrenagem principal que o profissional é no agronegócio, elevando as safras brasileiras e o protagonismo do país na produção mundial de grãos e alimentos, é ainda mais extasiante pra mim. Com isso, vamos brindar as conquistas com diferentes bebidas, do suco de milho ao de soja, todas produzidas graças ao empenho dos agricultores e com o auxílio dos Engenheiros Agrônomos.

Enviado por Eder Arakawa é Engenheiro Agrônomo e Líder da Brevant®? Sementes para Brasil e Paraguai.

Related posts

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Arrozeiros doam diesel para produtores gaúchos atingidos pelas enchentes

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais