Cenoura: oferta tende a permanecer restrita em março

Chuvas afetaram o desenvolvimento das cenouras colhidas em MG e em GO

A redução da oferta de cenouras em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), causada pelas fortes chuvas, garantiu nova alta das cotações durante o mês de fevereiro. A cenoura “suja” foi comercializada a R$ 61,65/cx de 29 kg, valorização de 21% frente a janeiro.

Apesar da trégua nas chuvas na primeira quinzena de março, a produção foi afetada pelo elevado índice pluviométrico durante o desenvolvimento das raízes em primeiro estágio. O excesso de água no solo elevou a incidência de doenças (principalmente mela), afetando a qualidade e a sanidade das cenouras, resultando em percentuais de descartes significativos – o que reduziu ainda mais a disponibilidade nas últimas semanas.

Assim, na parcial de março (até 10/03), o aumento nos preços foi ainda mais intenso, registrando média de R$ 82,50/cx de 29 kg para a cenoura “suja”, alta de 34% em relação à média de fevereiro. A expectativa para os próximos meses é de que a oferta volte a se recuperar, diante da redução das precipitações.

Related posts

Missão internacional avança na abertura do mercado cubano para frutas brasileiras

Safra 25/26: APTA Regional de São Roque colhe mais de 2 toneladas de uvas agroecológicas e anuncia avanço para sistema biodinâmico

Bioinsumos ganham força em HF e elevam padrões de segurança alimentar.

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais