Alternativas de irrigação para alface podem mitigar clima

“Tendo pequenas raízes este vegetal é vulnerável à falta de água”

Um estudo realizado pelo Instituto de Investigações Agropecuárias do Chile (INIA) sobre a resposta à irrigação de alface descobriu que algumas alternativas podem mitigar as mudanças climáticas. A pesquisa concentrou-se na região metropolitana, sendo que 79% da área cultivada desse vegetal está localizada em todo o país.

A alface é o vegetal mais popular do mundo e o Chile não é a exceção a essa tendência. Suas qualidades nutricionais e a opção de consumi-lo ao longo do ano fazem dele a hortaliça mais consumido e de maior relevância econômica. Entretanto, o déficit hídrico e a mudança de temperatura, como consequência das mudanças climáticas, poderiam limitar seu cultivo e, portanto, afetar a resposta a uma demanda que busca alimentos saudáveis, seguros e de qualidade.

Isto foi explicado pelo especialista em irrigação do INIA La Platina, Dr. Alejandro Antunez, que junto com o pesquisador Carlos Blanco, especialista em vegetais no mesmo centro, por dois anos estudou os fatores que afetam o rendimento e qualidade da alface ou escarola iceberg no Chile (Lactuca sativa L. var capitata), no clima semi-árido do vale do Maipo.

“Tendo pequenas raízes este vegetal é vulnerável à falta de água. Portanto, a quantidade de água aplicada é altamente relacionada ao crescimento, produtividade e qualidade desta espécie. Por um lado, é sensível ao excesso, porque aumenta o desenvolvimento de doenças fúngicas e, por outro lado, é extremamente sensível ao déficit, a redução do número de deformidades e instabilidade de alface “, disse Antunez.

Fonte: Agrolink

Related posts

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Arrozeiros doam diesel para produtores gaúchos atingidos pelas enchentes

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais