De acordo com os pesquisadores, indústria tem dificuldade em repassar esses custos para os preços do óleo e do farelo
O preço da soja vem acumulando alta neste mês, de acordo com os indicadores do Cepea. A referência com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR), subiu 2,79% até a última sexta-feira (08), quando fechou a R$ 89,82 a saca de 60 quilos. O indicador baseado nos negócio no Estado do Paraná tem valorização de 1,81% no período. Na sexta-feira, fechou a R$ 83,64.
De acordo com os pesquisadores, o cenário de valorização do grão pressiona a indústria. Segundo eles, as processadoras têm tido dificuldade de repassar para os subprodutos da soja (óleo e farelo) os custos maiores com a matéria-prima. E, se de um lado, a demanda por óleo para biodiesel favorece a receita da empresa, por outro, gera um maior excedente de farelo, pressionando os preços.
“parte das fábricas já reduziu o processamento neste ano e/ou paralisou as atividades, devendo retomar a produção apenas na entrada da próxima safra. Nos últimos meses, a firme demanda por óleo de soja para atendimento de contratos de produção de biodiesel favoreceu a receita de esmagadoras. Por outro lado, a maior produção de óleo gerou certo excedente de farelo, o que, por sua vez, pressiona as cotações desse derivado e, consequentemente, as margens”, diz o Cepea, em nota.
Fonte: Globo Rural