Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP capacita 164 técnicos do Estado para analisarem CAR, PRA e Sare

No próximo dia 5 de abril, terça-feira, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) inicia a capacitação de 164 técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que irão atuar efetivamente nas ações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Plano de Regularização Ambiental (PRA) e do Sare (Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica). Trata-se de uma revisão destinada aos analistas que trabalham nessas ações e irá se desenvolver até meados do ano de 2021, com previsão de término em 8 de julho.

A capacitação, que terá o suporte do Centro de Treinamento (Cetate) da CDRS, envolverá quase 100 horas de curso, dividido em oito módulos e três tutoriais. Sete instrutores serão responsáveis a repassar todos os conceitos e temas, ficando a capacitação sob a coordenação de Luis Gustavo de Souza Ferreira, que comanda o Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da CDRS.

“Tal capacitação foi montada diante da alta demanda para análises de CAR, PRA e Sare, bem como das constantes dúvidas que vêm surgindo na execução da atividade. Dessa forma, foi solicitado que fosse feita uma revisão da legislação e dos procedimentos, visando a uma análise mais correta e precisa. Nosso objetivo é esclarecer as dúvidas, trazer atualizações e nivelar os conhecimentos dos técnicos responsáveis pela análise do CAR, PRA e Sare. Os 164 analistas foram indicados pelos diretores técnicos do Escritórios Regionais vinculados à CDRS”, explica Luis Gustavo.

Enquanto isso, está sendo elaborado o Manual de Recuperação Florestal, que teve o prazo prorrogado para finalização até o final de maio de 2021 e que oferecerá todo o suporte no desenvolvimento dessas ações, que passarão a ser executadas, a partir de então, para os produtores rurais que realizaram o CAR até dezembro de 2020. Ainda não há previsão se irá se estender aos produtores que não efetivaram o CAR até a data estipulada; dessa forma, a princípio, serão os primeiros a receber atendimento para que efetuem a regularização ambiental.

Related posts

Tempo seco afeta lavouras e acende alerta sobre os preços de alimentos

Entregas de fertilizantes caem no primeiro semestre

Boi gordo caminha para fechar agosto com preços firmes

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais