Principal florada da safra 2019/20 é registrada no BR, mas irregularidade preocupa

Áreas produtoras de café arábica no Brasil registraram no final de semana a abertura da principal florada da safra comercial 2019/20. O evento chamou atenção pela quantidade de flores e abrangência, mas a irregularidade preocupa. Lavouras têm botões abertos e muitos sem ainda florescer.

“Teoricamente a flor do café não precisa abrir para ter o pegamento, mas isso está acontecendo em uma proporção que eu nunca vi antes”, afirma o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Alysson Fagundes. Para o especialista, os botões sem finalizar a abertura, não vão mais abrir as flores e ficarão dessa forma.

“Ainda não perceberam, mas se você for na lavoura e olhar de perto vai perceber esse problema [da irregularidade entre flores completas e outras sem finalizar a abertura]”, destaca o Alysson Fagundes.

Fagundes explica que se confirmaram as perspectivas de uma grande florada, mas a falta do desenvolvimento de botões em flor pode ser explicada por alguma questão  fisiológica. “Tivemos aí um problema na abertura na ordem de 10 a 50%, poucas lavouras não tem problema”, disse o agrônomo sobre o Sul de Minas.

Fonte: Notícias Agrícolas

Related posts

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Arrozeiros doam diesel para produtores gaúchos atingidos pelas enchentes

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais