Preços da soja se mantêm firmes, mas oferta limitada preocupa mercado interno.

Valorização do dólar frente ao real tem mantido os produtores atentos.

Os preços internos da soja no Brasil têm se mantido firmes nos últimos dias, impulsionados pela alta do dólar, segundo um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No entanto, as expectativas de estoques nacionais elevados têm limitado os aumentos domésticos. Pesquisadores do Cepea destacam que a atividade no mercado spot tem sido baixa, com poucos agentes ativos. Parte dos consumidores já está abastecida para o médio prazo, enquanto muitos produtores têm evitado comercializar grandes volumes. A valorização do dólar frente ao real tem mantido os produtores atentos, uma vez que a moeda mais forte tende a atrair importadores para o Brasil.

Um fator adicional que reforçou a retração dos agentes foi o anúncio de greve pelo sindicato das indústrias esmagadoras de soja na Argentina nesta quinta-feira, 27. Essa situação pode redirecionar a demanda internacional para o Brasil nos próximos dias, de acordo com os pesquisadores do Cepea.

A combinação desses fatores gera um cenário de firmeza nos preços da soja, mas também de cautela por parte dos agentes do mercado, que monitoram de perto as movimentações no cenário internacional e as flutuações cambiais.

AGROLINK – Aline Merladete

Related posts

Entenda os motivos para a lentidão na compra de fertilizantes para a safra 2024/25

Receitas das exportações do agronegócio caíram 9,5% em agosto

Preços de soja e milho sobem e o do trigo cai na bolsa de Chicago

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais