Prazo final para envio de propostas ao PAA é sexta-feira (30)

Neste ano, as propostas para o PAA devem ter no mínimo 50% de participação de mulheres rurais. Além disso, serão priorizados projetos agroecológicos e orgânicos

PUBLICADO EM 26/06/2023 ÀS 09H40 POR CANAL RURAL

Associações e cooperativas de agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) têm até sexta-feira (30) para enviar suas propostas. As inscrições começaram em 11 de maio e são realizadas por meio do sistema PAANet, disponível no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os projetos são para a modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), em que a companhia adquire produtos de agricultores familiares e os doa a instituições socioassistenciais.

Neste ano, as propostas para o PAA devem ter no mínimo 50% de participação de mulheres rurais. Além disso, serão priorizados projetos agroecológicos e orgânicos, visando promover uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Também terão prioridade projetos com a participação de povos indígenas, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e maior envolvimento da juventude rural. O Grupo Gestor do Programa estabeleceu que todos os projetos da região Norte sejam atendidos.

De acordo com o decreto que regulamenta o PAA, cada organização fornecedora pode acessar até R$ 1,5 milhão por ano, enquanto o limite por agricultor familiar é de R$ 15 mil.

O Programa foi retomado por meio da Medida Provisória (MP) 1.166, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 22 de março.

O Programa é coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), sendo executado pela Conab, em conjunto com estados e municípios.

Related posts

Café inicia terça-feira em alta com mercado atento ao clima no Brasil

Vazio sanitário da soja revela nova força das lavouras

Café amplia ganhos no decorrer do dia com mercado atento ao clima e ao avanço da colheita

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais