O reconhecimento foi concedido pela dsm-firmenich, empresa suíça-holandesa que trabalha ações de inovação e sustentabilidade em diversas frentes de negócios
São Paulo/SP, outubro de 2024 – A Pamplona Alimentos S.A., empresa brasileira com 76 anos de atuação no segmento de carne suína, acaba de receber o Reconhecimento Sustentabilidade 2024, outorgado pela dsm-firmenich, empresa suíça-holandesa que trabalha ações de inovação e sustentabilidade em diversas frentes de negócios.
O reconhecimento concedido à Pamplona Alimentos em 2024 destaca sua contribuição para a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) por meio do uso de enzimas nutricionais na produção animal durante o ano de 2023 e o programa continua sendo realizado pela empresa atualmente. Essa iniciativa integra o projeto da empresa voltado para a inclusão de enzimas como fitase, proteases e carboidrases, que visam diminuir as emissões de GEE ao melhorar a digestibilidade dos alimentos, reduzindo, assim, as emissões de fósforo, nitrogênio e gases de efeito estufa pelos suínos.
Processo de melhora na digestão dos suínos
Para chegar ao resultado da redução de Gases de Efeito Estufa, as enzimas são consumidas pelos animais por meio da ração e têm como função quebrar ligações internas dos alimentos para melhorar a digestão dos suínos. Essa quebra de ligações é feita, de forma natural, por enzimas produzidas pelo organismo. Contudo, nem todas as enzimas necessárias são produzidas sem suplementação ou em quantidade necessária.
Melhorando a digestão, a um aumento da absorção dos nutrientes. Então, além do ganho ambiental em razão da melhor digestibilidade, também há melhor aproveitamento dos alimentos já produzidos. Essa readequação evita novas emissões de CO2 durante o processo de fabricação.
Essa redução na emissão de GEE, referente à produção de 2023, soma 119.677 toneladas. A redução equivale a 25.730 veículos que deixaram de circular ou ao plantio de quase 2 milhões de árvores.
A premiação representa importante marco para a empresa, que vê reconhecidos seus esforços na preservação ambiental. “Trabalhamos para deixar um planeta melhor para as próximas gerações. Esse reconhecimento reforça ainda mais o nosso compromisso com ações de responsabilidade social”, confirma Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da Pamplona Alimentos S.A.
Sobre a Pamplona Alimentos
Com 76 anos de tradição, a Pamplona Alimentos S.A., empresa familiar catarinense, atua com a missão de produzir e fornecer alimentos práticos, saborosos, saudáveis e de qualidade para os consumidores brasileiros. Está presente em 26 estados brasileiros e exporta cortes suínos para os principais países em que o Brasil é habilitado. Seu amplo portfólio conta com 14 linhas de produtos que englobam: carne suína temperada e in natura, linguiças defumadas e frescais, defumados, salames, copas, presuntaria e derivados, fatiados, queijos, entre outros. A companhia, que também é detentora das marcas Paraná, Rio Sul e Saudável, tem em seu quadro mais de 3,6 mil colaboradores e é reconhecida pelo investimento constante em inovação direcionado à modernização do parque fabril, otimização de processos industriais e manutenção dos padrões de qualidade de seus produtos.