Junho: chuvas abaixo da média e calor acima do normal

Transição do El Niño para a Neutralidade influenciam o clima em junho.

O mês de junho de 2024 será marcado por um cenário climático complexo no Brasil, com chuvas abaixo da média em grande parte do país e temperaturas significativamente acima da média histórica.

A principal causa dessa complexidade é a transição do El Niño para a Neutralidade, o que significa que a atmosfera ainda está se ajustando a esse novo padrão.

As projeções indicam que praticamente todo o país terá chuvas abaixo da média, com destaque para o PR, SP, MS, AC, AM, Roraima, norte do PA, AP, norte do MA e norte do PI. Mesmo em SC e RS, a tendência é de chuvas abaixo da média, com exceção do litoral sul de SC e da metade leste do RS, que podem ter precipitações mais frequentes.

As temperaturas também devem ficar acima da média em todo o país, com destaque para o MS, norte do PR, SP, Triângulo Mineiro, GO, sudeste do MT, TO e sul do MA, onde os termômetros podem registrar até 2°C acima da média histórica.

Esse cenário de poucas chuvas e calor acima da média pode ter impactos negativos para a agricultura, especialmente para as culturas de clima temperado, que podem sofrer com a falta de água e estresse hídrico.

AGROLINK – Gabriel Rodrigues

Related posts

Governa limita a R$ 100 milhões desconto para produtores gaúchos atingidos por enchentes

Custo de produção de frango caiu em agosto, enquanto de suíno subiu

Novo recorde de produção pressiona preços dos ovos

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais