Gestão – Defesa Agropecuária lança versão 2.0 do Sistema Informatizado de Defesa Animal e Vegetal, o GEDAVE.

A partir desta quinta-feira (25), usuários do Sistema Informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE) passam a acessar a versão 2.0 da plataforma. Com uma interface mais amigável, novas opções de interação e acesso mais ágil, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) lança a plataforma nas vésperas do início da campanha obrigatória de cadastramento de rebanhos, que tem início na próxima quarta-feira (1º).

Implantado em 2012, o GEDAVE foi criado inicialmente para o controle das etapas de vacinação contra a Febre Aftosa e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para bovinos e bubalinos. Posteriormente, possibilitou aos citricultores a entrega dos relatórios semestrais de Cancro Cítrico e Greening, emissão das Permissões de Trânsito Vegetal (PTV’s) e demais documentos necessários no processo de certificação fitossanitária, controle de produção de mudas de citros, café e seringueira, emissão de certificados de vacinação contra a febre aftosa e brucelose, GTA’s de demais espécies, além dos registros dos estabelecimentos tanto da área animal quanto da vegetal.

“A Defesa Agropecuária é motivo de orgulho para o agronegócio paulista. A atualização do GEDAVE é uma ação que permite mais qualidade e rapidez no serviço prestado aos nossos produtores. A modernização dos sistemas da Secretaria de Agricultura é um dos nossos compromissos com o setor”, afirma o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.

Para se ter uma dimensão da demanda, no Estado de São Paulo foram emitidas nos anos de 2022 e 2023, mais de um milhão de GTA’s e 100 mil PTV’s por ano.

“Criado pela CDA em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), o GEDAVE é uma ferramenta que segue beneficiando o produtor rural do Estado e que norteia os trabalhos de Defesa Agropecuária”, comenta Affonso dos Santos Marcos, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA).

A nova plataforma do GEDAVE foi desenvolvida utilizando a abordagem arquitetônica de microsserviços (AOT – Ahead Of Time) que possibilita ter maior escalabilidade, segurança, menor indisponibilidade, além de utilizar os mais modernos recursos disponíveis no mercado, ampliando as possibilidades de melhorar ainda mais a gestão e serviços oferecidos pela CDA.

“Com a atualização do sistema, serão disponibilizados modernos recursos gratuitos aos produtores, como, por exemplo, ferramentas de rastreabilidade de insumos e produtos vegetais, que garantirão maior segurança na produção de alimentos”, comenta Alexandre Paloschi, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV).

Por Felipe Nunes

Related posts

Recorde de exportação de carne bovina em abril

Semestre deve fechar de forma positiva no mercado de nutrição animal.

Movimento tímido na comercialização de bovinos em São Paulo

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais