Exportações de milho alcançam números expressivos

Mato Grosso desempenhou um papel importante do total de envios do Brasil para o mercado internacional.

No ano de 2023, as exportações brasileiras de milho atingiram a marca de 55,86 milhões de toneladas, revelando um notável crescimento de 29,42% em comparação com o ano anterior, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Mato Grosso, principal estado produtor do país, desempenhou um papel importante, contribuindo com 52,15% do total de envios do Brasil para o mercado internacional, conforme informações fornecidas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O estado mato-grossense registrou o escoamento de expressivas 29,13 milhões de toneladas, representando um aumento de 18,60% nas exportações de milho em 2023 em relação ao ano anterior. Esse incremento nas exportações foi impulsionado pela abertura de novos mercados, notadamente a China, e pelo aumento da produção na safra 2022/23, especialmente no segundo semestre do ano.

No que diz respeito aos países importadores, a China se destacou como o principal consumidor do milho mato-grossense, adquirindo 8,02 milhões de toneladas, seguida pelo Vietnã, com 2,21 milhões de toneladas, e pelo Japão, com 2,07 milhões de toneladas. Diante dos relatórios semanais da Secex, a expectativa é de que as exportações em janeiro de 2024 mantenham o ritmo aquecido.

Related posts

Fertilizantes nitrogenados e potássicos caem em novembro; fosfatados ficam estáveis

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais