A abertura da 49ª Expoagro que foi realizada no dia 17 de maio e aconteceu na pista de julgamento de animais e contou com desfile, homenagens, premiações, entre outros atrativos. O evento teve a presença do prefeito Gilson de Souza, da secretária Municipal de Desenvolvimento Flávia Lancha, toda a equipe da Secretária de Desenvolvimento, responsavel pela organização do evento, também tiveram presentes vereadores, imprensa e varios convidados.
A Cerimonia contou com varias atividades, a participação da Associação Banda Musical de Franca e com o desfile de bandeiras e animais, cavalos da Raça Mangalarga e bovinos Gir Leiteiro e Girolando, homenagens, premiações, entre outras atividades.
A Expoagro vem, ao longo dos anos, se consolidando como uma das maiores do país, registrando a cada ano um maior número de animais participantes e quebrando recordes nacionais. De acordo com a Associação de Criadores de Gado da Raça Gir Leiteiro (ABCGIL), este ano, foram 234 cabeças de gado, maior número entre todas as exposições nacionais.
O prefeito Gilson de Souza, juntamente, com a secretária Flávia Lancha, apresentaram aos presentes a nova logomarca da Expoagro, que será usada a partir do próximo ano, em comemoração aos 50 anos desse tradicional evento.
Na 49ª Expoagro Franca, tivemos grandes eventos, Torneio Leiteiro, Julgamentos entre Gir Leiteiro, Girolando, Mangalarga, Expocães e Mangalarga Marchador; Cursos e Palestras; 2º Leilão Girolando da Alta Mogiana e Mangalarga Marchador; Amostra de animas, Campolina, Senepol e Gir PAdrão; Provas Equestres, de Três Tambores, Team Penning e Hipismo.
Vários eventos da Programação Técnica na 49ª Expoagro se destacaram, entre elas: 2º Encontro da SRB da Alta Mogiana, realizado por Marcus Vinicius – Delegado Regional da SRB e Presidente das Cavalhadas da Franca, que contou com as palestras do Dr. Fábio de Salles Meirelles Filho e do Dr. Ricardo Salles.
A Visita do Secretario da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim. Fez questão de conversar pessoalmente com os produtores rurais, sobre a segurança no campo. Além de visitar os animais em exposição, também fez a entrega de prêmios no julgamento do Mangalarga Marchador e demonstrou todo o apoio aos produtores rurais da Alta Mogiana.
A 21° Expocães da 49ªExpoagro, uma das maiores exposiçõe do país. Exposição e Julgamento da Raça Gir Leiteiro, homologada pela Abcgil Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.Os números foram expressivos e refletem a força da raça na região de Franca. Foram 25 vacas em lactação no torneio leiteiro, o maior da história da Expoagro, tendo como grande campeã o animal Indivia, com média de 50kg por dia, da criadora de Franca – SP, Maria Teresa Lemos Costa Calil.
Em pista para julgamento foram 234 animais, um dos maiores números de todas as exposições nacionais, com animais de elevada qualidade, como por exemplo a grande campeã vaca adulta do criador Winston Frederico Drumond de Capinopolis-MG, que foi premiada na Expozebu.
E a 49ª Epoagro 2018, atingiu mais um recorde, no julgamento de progenie da raça, estiveram presentes em pista nada menos que 15 conjuntos, o maior número dentre todas as exposições do país.
Tudo isso confirma o excelente trabalho da organização da 49°EXPOAGRO, na busca pela excelência para Franca e região.
A 49ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca) chegou ao fim no último domingo com balanço positivo. Para a secretária Municipal de Desenvolvimento, Flávia Lancha, a importância da programação técnica foi resgatada. Durante as duas semanas em que aconteceu o evento ela esteve de perto acompanhando todas as atividades da programação e teve um retorno importante dos criadores de animais. Esta foi a primeira vez que a programação técnica aconteceu em período diferente da parte artística. Tanto os criadores, como representantes das associações, juízes e técnicos elogiaram essa iniciativa, dizendo que esse detalhe fez toda a diferença para o andamento dos trabalhos.
Mesmo com corte de verbas e uma semana a menos em relação a última edição, a Expoagro teve um número expressivo de animais participantes, 1.358, e também registrou negociações comerciais no valor de R$ 4,15 milhões, 80% superior em relação a três semanas de evento do ano de 2017. Só durante os dois leilões realizados, “Origens do Leite” e “Mangalarga Marchador” foram 59 animais leiloados, registrando um valor de R$ 730 mil, superando em 300% o valor de 2017.