Estoques europeus sobem em junho

A Federação Europeia de Café (FEC) divulgou seu relatório de estoques em 31 de julho, mostrando aumento no volume nos últimos meses. No entanto, os estoques de junho (8,41 M de sacas) continuam abaixo da média histórica do período (13,26 M de sacas), o que pode ser um suporte para os preços nos próximos meses.

Em termos de tipo de café, tanto o arábica natural quanto o lavado apresentaram ligeiro aumento nos últimos dois meses, enquanto o robusta teve um crescimento mais acentuado. No entanto, os estoques dos três tipos também estão abaixo dos níveis históricos.

Os níveis reduzidos de estoque refletem principalmente as fracas importações da UE entre 2023 e o início de 2024, combinadas com uma demanda doméstica resiliente, o que levou a um rápido declínio nos estoques entre meados de 2023 até março de 2024, atingindo os níveis mais baixos das últimas décadas.

Analisando os números cumulativos de 23/24 (out/23-mai/24), as importações da UE continuam 921,76 mil sacas abaixo da média e 914,82 mil sacas abaixo do ano passado.

Quanto às origens, houve um aumento dos grãos brasileiros durante a temporada europeia de 23/24, reflexo principalmente da redução das importações do Vietnã, Índia e Indonésia. Enquanto isso, no caso dos arábicas lavados, houve um aumento na participação das importações da Colômbia e do Peru, ao contrário dos países da América Central e do México, que reduziram sua participação.

Fonte: Hedgepoint Global Markets

Related posts

Dez cidades concentram 20% das queimadas no Brasil. Saiba quais são

Esparramação do cisco em lavoura de café é vantajosa

Receita bruta de café ocupa o 4º lugar no ranking das lavouras brasileiras

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais