Em Alfenas, mulheres se preparam para o mercado de cafés especiais

Um grupo de seis produtoras de Alfenas participaram na última semana do curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais. É o primeiro curso desse segmento realizado no município pela parceria do Sistema Faemg/Senar Minas, Sindicato dos Produtores Rurais e Cooxupé. O curso foi uma solicitação do gerente do Núcleo da Cooxupé de Alfenas, Sandro Dias. A sua meta é capacitar um maior número de produtores, de forma que possam enfrentar com mais informações as dificuldades atuais do mercado.

Segundo o instrutor, Gilmar Reis Cabral, o curso de cafés especiais foi criado para que o produtor possa avaliar o seu café e tenha entendimento sobre o tema. “Nós abordamos diversas questões que passam pelo manejo na colheita e pós colheita, o mercado de cafés especiais, que é uma das tendências do momento, classificação e os valores de cada uma delas, torra, aromas, sabores e equipamentos”.

Gilmar destaca a formação da turma somente com mulheres e o crescimento da atuação delas em todas as áreas do agronegócio. Ele também enfatiza que o mercado tem buscado a produção de cafés preparados por mulheres, o que também é uma tendência do mercado. Entre as participantes algumas já produzem cafés especiais, outras se preparam para entrar nesse segmento.

Elvira Alice Souza Ribeiro Terra é uma das produtoras que se prepara para produzir cafés especiais. Proprietária da Fazenda Capão dos Olhos, onde mantém área de 44 hectares de café, no município de Alfenas, Elvira destaca a importância dos cursos do Senar e as muitas dificuldades que o setor enfrenta. “ A gente que está no campo passa por situações difíceis, somos sofridos e muitas vezes não somos vistos”.

Tamara Velano, da Fazenda Vale Verde, que produz 4.500 sacas de café, iniciou a produção da linha gourmet na última safra e pretende para 2019 trabalhar ainda mais pela qualidade do seu café. Participando pela segunda vez de capacitação com o instrutor Gilmar, ela destaca a técnica pedagógica e a qualidade dos cursos.“ Parabéns para o Senar por nos proporcionar um curso tão rico e com uma boa apresentação. Estou muito satisfeita com mais esse aprendizado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)/CCCMG

Related posts

Fertilizantes nitrogenados e potássicos caem em novembro; fosfatados ficam estáveis

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Clima favorece a colheita do feijão

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais