Escolas e instituições de ensino já podem fazer inscrições; 16ª edição da feira acontece de 19 a 27 deste mês, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG)
A história de Uberaba se mistura à história do Zebu brasileiro. Foi onde as raças zebuínas se desenvolveram e ganharam destaque no cenário nacional, se tornando a vitrine do melhoramento genético na pecuária.
Instituído pela ABCZ há quase meio século, o Museu do Zebu (MuZe) mantém viva a história, o legado e as conquistas deste setor. Para estimular novas gerações de zebuzeiros, os projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade, desenvolvidos pela equipe do MuZe, prometem movimentar a 16ª ExpoGenética, entre os dias 19 e 27 deste mês, no Parque Fernando Costa.
Durante todo o período da feira, estudantes da educação básica até o ensino superior poderão fazer uma verdadeira imersão no universo da pecuária zebuína. Além de conhecer detalhadamente a história das raças, ilustrada em cada sala do MuZe, as crianças e jovens poderão ter contato direto com os animais que estarão em exposição na ExpoGenética, considerada a maior feira de animais avaliados do país.
“Com essa união, fortalecemos ainda mais a nossa missão de proteger e promover a história e a importância da pecuária zebuína para o Brasil e o mundo. Temos amor pelo nosso patrimônio cultural e, através do trabalho coletivo, iremos fazer uma abordagem holística em prol do desenvolvimento humano”, considera a Vice-Presidente da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza.
“É uma grande oportunidade para quem quer aprender ou se qualificar na pecuária zebuína. Nossa equipe está preparada para receber a todos e promover uma experiência única para os participantes. Especialmente neste momento em que Uberaba, incluindo o MuZe, está a um passo de se tornar Geoparque Mundial da Unesco”, destaca o Gerente-Executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo.
As inscrições para os projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade estão abertas. As escolas e instituições interessadas em participar devem agendar as visitas pelos telefones (34) 3319-3879 / (34) 3336-5214, ou, ainda, pelo e-mail recepmuze@abcz.org.br.