No primeiro dia de encontros no Japão, a comitiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma série de agendas com o objetivo de abrir novos mercados aos produtos do agro brasileiro e também para conhecer as demandas e os interesses dos japoneses em investir em áreas como infraestrutura e logística.
A CNA integra a comitiva empresarial do Ministério da Agricultura que está em uma missão de 16 dias por quatro países na Ásia. O foco é a abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros, em especial, proteínas, lácteos e frutas. Na quinta (9), a comitiva, composta por empresários, parlamentares e representantes do governo, visitou a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Ministério da Agricultura e a Federação das Indústrias do Japão (Keidanren).
“Acompanhamos a ministra Tereza Cristina em três importantes reuniões e pudemos observar o interesse dos japoneses no Brasil. Eles têm muito conhecimento do nosso país e estavam realmente interessados na área de infraestrutura e logística para criar possibilidade de fazer investimentos”, afirmou Gedeão Pereira, diretor de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).
Para o vice-presidente da CNA e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, os encontros foram importantes, sobretudo, “para consolidar, diversificar e ampliar a pauta do agronegócio brasileiro para esses países tão importantes. Afinal de contas esses quatro países representaram, em 2018, praticamente 40% de todas as exportações do agronegócio brasileiro”.
Os representantes da CNA fizeram uma agenda paralela e visitaram o Conselho de Promoção de Exportação de Frutas do Japão.
“Nos chamou atenção que o consumo de frutas japonês ainda está muito baixo, em torno de 100 gramas habitante/ano. Eles estão fazendo incentivos para que se chegue a duzentas gramas e essa é uma oportunidade para o Brasil”, destacou Gedeão Pereira.
Muni Lourenço reforçou a importância de conhecer o cenário da produção de frutas japonês e o mercado asiático como um todo.
“Sem dúvida nenhuma a presença da CNA nessa missão é muito importante para, juntamente com o governo brasileiro, mostrar esse entrosamento entre setor privado e governo em busca de consolidar mercados para que o Brasil continue essa trajetória de viabilizar mais divisas ao nosso país e, consequentemente, geração de emprego e renda, mostrando a importância do fornecimento de produtos e alimentos com qualidade vindos do Brasil”.
Fonte: CNA