Cafeicultor aposta em internet banda larga via satélite

Conectividade possibilita ao produtor saber a previsão do tempo e assim se preparar para imprevistos

A safra brasileira de café 2018/19, colhida em 2018, atingiu recorde de 63,7 milhões de sacas de 60 quilos, estima a consultoria Safras & Mercado, que revisou para cima seu número após sondagem com cooperativas, produtores, exportadores, comerciantes, armazenadores e secretarias de agricultura.

A Safras prevê crescimento de 25,4% na colheita de café do Brasil, maior produtor e exportador global da commodity, na comparação com o resultado de 2017. Os números de safra refletem o avanço na produtividade das lavouras. E é nesse cenário que se destaca o produtor de café Célio Bortolato, que trabalha com cafeicultura, no interior de Dois Córregos, interior de São Paulo. “Eu trabalho com café há muito tempo, e essa é a minha rotina aqui no sítio. Tudo aqui é muito diferente da cidade, a começar pelo modo de trabalho no campo.”

Para saber a previsão do tempo, e assim se preparar para imprevistos, Bortolato necessitava de conexão com a internet, a fim de verificar qual a melhor época para o cultivo do café. O produtor conta que a região não tinha sinal de internet, e para conseguir comunicação via celular era necessário deslocar-se para um ponto mais alto da lavoura. “Para tudo que fazemos relacionado ao cultivo de café precisamos saber as condições climáticas. Se faltar chuva na época de plantação, perdemos a muda. Se aplicamos e não chove, perdemos o produto, porque ele evapora. A adubação é a mesma coisa, se adubarmos e não chover, perdemos também a adubação. E é um plantio longo, não é um plantio rápido”, comenta.

Para resolver o gargalo em relação à falta de conectividade, Bortolato recorreu aos serviços de internet via satélite da HughesNet. “A internet, no caso, ajuda muito. A HughesNet é essencial porque hoje, para quem trabalha na zona rural, a empresa nos possibilita o acesso às notícias sobre as condições de clima, tempo, atém da facilidade que temos em fazer ligações e nos conectar com os clientes no Brasil todo, algo que antes não tínhamos”, explica Bortolato.

Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil, ressalta que levar conectividade aos cafeicultores contribui para que os negócios no campo se fortaleçam ainda mais, eliminando barreiras de comunicação. “Para nós é gratificante poder levar conexão para ajudar ainda mais os negócios no campo”, diz Guimarães.

Sobre a Hughes Network Systems

Hughes Network Systems, LLC (HUGHES) é a líder global em tecnologia de banda larga via satélite e soluções residenciais e corporativas. Seu serviço de internet de alta velocidade via satélite é a HughesNet®, a maior rede satelital do mundo, com mais de 1,3 milhão de clientes residenciais e corporativos nas Américas do Norte e do Sul. Para grandes empresas e governos, a empresa oferece a solução de serviços de gerenciamento de redes HughesOn®, que provê soluções de conectividade completas com um mix otimizado de tecnologias terrestres e satelitais. O sistema Jupiter™ é a plataforma HTS mais utilizada do mundo, que opera com mais de 20 satélites para provedores, entregando um vasto serviço de banda larga, mobilidade e aplicações de backhaul para celulares. Até o momento, a Hughes entregou mais de 7 milhões de terminais de todos os tipos para consumidores em mais de cem países, representando cerca de 50% do market share, e sua tecnologia está possibilitado o uso serviços de banda larga para aeronaves em todo o mundo. Localizada perto de Washington, D.C., em Germantown, Maryland, EUA, a Hughes opera escritórios de venda e suporte no mundo todo e é uma companhia subsidiária da EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS), provedora premium global de operações de satélite. Para mais informações sobre a Hughes, visite a página www.hughes.com.br e siga a @HughesConnects no Twitter.

Sobre a Echostar

A EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS) é um provedor global premium de soluções de comunicação via satélite. Localizada em Englewood, no Colorado, EUA, faz negócios em todo o mundo e é pioneira em tecnologias de comunicação seguras por meio dos segmentos de negócio Hughes Network Systems e EchoStar Satellite Services. Para mais informações, visite www.echostar.com. Siga a @EchoStar no Twitter.

Related posts

Produtor tem nova opção para armazenar algodão no campo

Apesar da boa florada dos cafezais, expectativa para a próxima temporada é negativa

Clima favorece a colheita do feijão

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Leia Mais