Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

O Concurso Nosso Café da Yara, foi concebido para premiar os cafeicultores que produzem qualidade, que produzem café de excelência

Na última semana aconteceu a Semana Internacional do Café (SIC), que é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Principal evento nacional e um dos maiores do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC) conta com extensa programação de conteúdo, além da maior feira do setor. O destaque ficou com a ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo. Por três dias, produtores, torrefadores, classificadores, baristas, especialistas e consumidores conheceram as novidades do mercado na maior feira brasileira do setor, e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, no concurso Coffee of the Year Brasil.

Durante o evento, A Yara reconheceu os finalistas e entregou os prêmio ao vencedor da 3ª edição do concurso NossoCafé, durante a Semana Internacional do Café, um dos eventos mais importantes do setor.

Nesta edição, o NossoCafé teve 164 amostras inscritas: 49,1% a mais em relação a 2018, o que representa maior engajamento dos cafeicultores que utilizam o programa nutricional da Yara. Após duas etapas de provas, classificação e seleção das amostras, realizadas em Muzambinho por experts no assunto e de acordo com os protocolos de classificação e avaliação da Specialty Coffee Association, foram eleitas cinco amostras de cada categoria — Café Cereja Descascado (Despolpado ou Desmucilado), um café processado por via úmida, que passou pela secagem em pergaminho; e Café Natural — café processado por via seca, que passou pela secagem com casca.

Além do evento de premiação, a Yara apresentou na Semana Internacional do Café um estande com as principais soluções nutricionais voltadas à cultura do café e que tem como proposta, além de ser um espaço para degustação dos cafés campeões do concurso NossoCafé, receber produtores que queiram dicas ou tirar dúvidas e ser um local para networking.

O Concurso Nosso Café da Yara, foi concebido para premiar os cafeicultores que produzem qualidade, que produzem café de excelência. A nossa intenção com esse concurso é justamente reconhecer a excelência na produção de cafés especiais e premiar essas diferentes regiões, esses diferentes produtores através de uma competição, que nos temos percebido tem chamado cada ano mais atenção e feito com que melhore a qualidade desses cafés e melhore também a qualidade media dos cafés produzidos por esses produtores, além dos lotes que eles inscrevem e também atraindo cada vez mais a atenção de parceiros da indústria do café em adquirir esses lotes.

Fonte: Agrolink

 

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