Berne em bovinos é um problema comum nas propriedades, mas que deveria ser evitado ao máximo. Considerado um parasita que causa grandes prejuízos na pecuária, provocando danos, principalmente no couro do gado, o berne precisa ser controlado, com estratégias de prevenção que realmente funcionam.
Se esse é um dos problemas que você enfrenta na sua propriedade, entenda detalhes sobre esse tipo de parasita, e mais que tratar, como prevenir e livrar sua propriedade de uma vez por todas.
O que é berne?
O berne é um parasita transmitido por larvas das moscas da espécie Dermatobia hominis. É muito comum em regiões quentes, já que a mosca ataca os bovinos que se protegem do sol embaixo das árvores que são abrigos desses insetos. Ainda, o berne é considerado o parasita que mais causa prejuí
Sintomas do berne no gado
Além de dor, incomodo e fraqueza, que prejudicam o bem-estar animal, os bovinos atingidos pela berne tem uma queda drástica na produtividade, não importa se na engorda ou na produção de leite. Ainda, o couro pode ser prejudicado, o que causa uma desvalorização no mercado.
De acordo com a Embrapa, o berne causa danos em partes do couro e em casos mais graves, prejudicam todo o animal. As peles que recebem entre 10 e 20 perfurações podem perder até 40% do valor de mercado.
Em casos mais avançados, infecções por bactérias e até sangramentos por meio das temidas bicheiras podem ser diagnosticados. Para se ter uma ideia do problema, cada mosca fêmea pode depositar até 200 ovos. O ciclo todo desses ovos podem durar entre três e cinco meses. Muito tempo, não é? Nisso, o bovino sofre e perde boa parte de nutrientes e tem a saúde física e aparência prejudicadas.
O impacto negatarroba é outro fator importante a ser considerado, já que entre 20 e 40 bernes em um único animal causam entre 9% e 14% a perda de peso.
Como tratar berne em bovinos
Assim como toda doença parasitária, o bovino acometido por bernes precisa ser isolado dos demais. É a primeira atitude que o produtor deve tomar, seguida da aplicação de pomadas para diminuir o desconforto e possível dor que o animal esteja sofrendo.
Não basta eliminar os bernes dos bovinos. As que caírem no solo, não importa qual seja, mesmo que na pastagem, precisam ser eliminados. Senão, a reprodução continuará e o problema não será resolvido na sua propriedade. Haverá apenas uma migração de animal. O indicado é retirar as larvas e fazer uma limpeza no local atingido.
Em casas pecuárias, você encontra facilmente pomadas cicatrizantes e próprias para a doença, como pastas bernicidas. Há outras opções também como medicamentos injetáveis e orais. Caso esteja em dúvida, procure orientação com o veterinário da sua confiança.
Como prevenir berne em bovinos
Elimine todo o lixo, lama, acúmulo de fezes na sua propriedade. Essa atitude não previne apenas o berne, mas também outras doenças que impactam diretamente no seu negócio, amigo produtor.
Além dessa varredura e limpeza frequentes, a nutrição auxilia na proteção de dentro para fora do organismo do rebanho como um todo. Com a imunidade fortalecida e saúde em dia, o bovino que entra em contato com os bernes tem chances menores de adoecer e promover prejuízos na lucratividade da pecuária.
Consegue imaginar o impacto se todos os bovinos de um único produtor forem acometidos pelo berne? É um situação tão triste que é melhor nem pensar. Toda a produção precisa ser parada para resolver o problema.
Nada mais simples que fazer a prevenção no cocho. Sal mineral, sal proteinado e virginiamicina fortalecem a saúde do animal, promovem a engorda e deixam parasitas, como o berne longe do seu gado.