24.7 C
Franca
setembro 8, 2024
Agricultura

Procafé: Pegamento da florada ficou abaixo do esperado em boa parte do parque cafeeiro.

A Fundação Procafé atualizou nesta quinta-feira (27) as condições das lavouras de café arábica para a safra de 2023, relembrando inclusive o estresse que a planta passou nos últimos anos com seca prolongada e geada.

A principal florada da safra 2023 já abriu nas principais áreas do sul de Minas Gerais – e inclusive pressionou as cotações na Bolsa de Nova York (ICE Future US), mas de acordo com Alysson Fagundes, da Fundação Procafé, as lavouras de carga média não registraram um bom pegamento. Com exceção das áreas com irrigação, as demais lavouras não tiveram o pegamento ideal.

“O que nós estamos observando bom pegamento de florada, lavouras esqueletadas, lavouras que estavam zeradas mesmo que não em situação de esqueletamento, lavouras novas em terrenos bons em situações de locais mais frios, mais úmidos, essas lavouras tiveram um bom pegamento. Mesmo assim não é um pegamento igual de lavoura irrigada”, afirma.

Acrescenta que ainda que a recuperação no arábica não deve acontecer de forma tão significativa como era esperado anteriormente pelo setor. “O alerta para o mercado é que o mercado viu a florada, que realmente foi boa, mas o pegamento não foi bom. Só queremos alertar o mercado para que vá a campo, vá nas lavouras porque a situação é alarmante”, disse o engenheiro no episódio divulgado nesta quinta.

Por Notícias Agrícolas.

Related posts

Faesp aprova Plano Safra, mas pede mais apoio a hortifrútis e setor sucroenergético

Fabrício Guimarães

Seguradoras precisam investir em tecnologia para garantir avanço do seguro rural no Brasil

Fabrício Guimarães

Live nesta quarta (09/09) discutirá produção de café

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais