17.9 C
Franca
maio 22, 2024
Eventos

ICAFEST acontecerá no município mineiro de Ibiraci, entre 28 e 30 de setembro.

O festival reúne profissionais da cadeia produtiva do café, desde a produção até a cafeteria e indústria.

O Icafest – Festival do Café de Ibiraci, já tem data para sua segunda edição. Neste ano, o evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na cidade mineira que faz parte da região cafeeira da Alta Mogiana. O ICAFEST visa reunir todos os elos da cadeia produtiva do café, tanto da porteira para dentro, como produtores, técnicos e profissionais da cafeicultura, quanto da porteira para a fora, incluindo alunos das escolas locais, apreciadores da bebida, baristas, mestres de torra e provadores.

“Na primeira edição foi surpreendente a participação do público. O número ficou acima de 8 mil visitantes. Para a 2ª edição, temos uma expectativa de crescimento superior a 10% em comparação com o ano anterior”, destacou Edgard Bressani, presidente da Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), organizadora do evento.

A Alta Mogiana é uma região que possui Indicação de Procedência do Café. A certificação é conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e atesta que os grãos produzidos ali têm características e uma história exclusiva da região. Neste ano, mais sete municípios foram incluídos na IP da Alta Mogiana, que agora abrange 23 municípios.

Um deles é Ibiraci, onde o ICAFEST foi criado a partir de uma iniciativa da Prefeitura local. O evento foi idealizado para criar oportunidades para os cafeicultores do município e do seu entorno. “Esse festival veio promover os cafés especiais produzidos em Ibiraci, mas vai além. No ICAFEST mostramos o que já temos feito em termos de qualidade e ainda ampliamos o horizonte dos cafeicultores ibiracienses com palestras, conteúdos e uma feira com equipamentos e inovações”, afirmou o prefeito do município, Ismael Silva Cândido.

Para esta segunda edição, o ICAFEST prepara novidades. Uma das principais é que o evento incluirá uma das fases do Concurso de Qualidade de Cafés da Alta Mogiana dentro de sua programação. “Pela primeira vez, teremos uma etapa deste Concurso acontecendo durante o festival”, lembrou Bressani. O Concurso está em sua 21ª edição e vai avaliar cafés inscritos em três categorias: natural, cereja descascado e fermentação controlada.

Entre as outras mudanças estão atualizações no formato do festival, que ganhará um palco 360°. Os estandes serão distribuídos ao redor desse palco, dando mais dinamismo ao local. Neste ano, o evento terá também a participação da Carreta BB Agro, aumentando sua capacidade comercial.

A programação será totalmente gratuita e incluirá palestras e workshops com temas atuais da cafeicultura e poderá ser acessada em breve.

Related posts

Montesanto Tavares participa da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, e fala sobre investimentos e expansão para 2020

Fabrício Guimarães

É hoje: Alta Mogiana conhecerá seus melhores cafés

Fabrício Guimarães

Maurílio Biagi Filho é homenageado por ser um dos grandes impulsionadores do Proálcool no Brasil

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais