22.2 C
Franca
dezembro 2, 2023
AgriculturaNotícias

FAESP encaminha propostas do PAP 2019/20 para o MAPA

Em ofício encaminhado à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) apresenta propostas para o PAP (Plano Agrícola e Pecuário) 2019/20, no intuito de auxiliar na implementação de políticas públicas para o setor agropecuário paulista. Para identificar demandas e receber sugestões da base produtiva, a FAESP desenvolveu pesquisa junto a sindicatos rurais filiados.

A FAESP esclarece ter o intuito de colaborar com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na adequação de instrumentos de política agrícola à realidade da economia brasileira, com inflação controlada e taxa de juros básica (Selic) em cerca de 6% e restrição orçamentária para políticas. Outra necessidade é o fortalecimento de ferramentas privadas de gerenciamento de risco e garantia de renda.

Intitulado “Propostas para o Plano Agrícola e Pecuário – PAP 2019/20”, o documento é composto por 19 páginas, nas quais se encontram diretrizes que levam em conta aspectos conjunturais e estruturais da economia brasileira, com alternativas para curto e longo prazo. Entre as análises submetidas ao MAPA, estão indicações a respeito de políticas setoriais, agricultura familiar e acesso a crédito.

De acordo com a FAESP, as linhas de investimento do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), PCA (Programa para Construção e Ampliação de Armazéns), PRONAMP (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural), INOVAGRO (Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária) e Pró-Renova Rural (Programa de Implantação e Renovação de Novos Canaviais) devem ter seus recursos priorizados.

 

Fonte: FAESP

Related posts

Mitos e Fatos na agricultura irrigada (Parte II)

Programa estadual de cooperativismo da agricultura familiar e agroindústria incentiva ações da Emater-MG e beneficia o setor

Cafeicultor tem que se profissionalizar, garante especialista

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais