24.1 C
Franca
julho 21, 2024
ARTIGOS TEC.

Estudo mostra relação entre condição genética e preferência por café preto

Um estudo publicado na Nature Scientific Reports identificou a existência de uma base genética relacionada à preferência pelo café preto. De acordo com a pesquisa realizada por Marilyn Cornelis, professora associada de medicina preventiva na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, há uma predisposição encontrada nos genes de alguns indivíduos que justifica o gosto (isso também acontece com o chocolate amargo).

Outra descoberta interessante é que essa variação está conectada com o fato de algumas pessoas beberem uma quantidade maior de café do que outras. Marilyn explica que os portadores do gene metabolizam a cafeína mais rápido. Isso justifica a necessidade de reporem o café constantemente, já que os efeitos estimulantes passam de forma acelerada.

“Descobrimos que os bebedores de café com a variante genética que reflete um metabolismo mais rápido da cafeína preferem o café amargo e preto. Nós também encontramos a mesma variante genética em pessoas que preferem chá puro ou chocolate amargo e adoçado em vez do chocolate ao leite”, revelou.

Café preto é saudável!

Sim! Segundo estudos, o hábito de beber de três a cinco xícaras por dia está diretamente ligado à diminuição no risco de desenvolver comorbidades como doenças cardíacas, Parkinson, diabetes do tipo 2 e vários tipos de câncer.

Porém, os especialistas alertam: essa vantagem é potencializada quando a bebida é consumida de forma pura, pois não possui calorias. Adicionar açúcar ou leite no seu café o tornará calórico, o que interfere nos seus possíveis benefícios para a saúde.

Related posts

Artigo: café consumido no Brasil é de extrema qualidade.

Fabrício Guimarães

Polinização assistida inteligente: conheça a técnica que pode aumentar a produtividade nas lavouras de café

Fabrício Guimarães

Irrigação por gotejo suspenso em cafeeiros mostra viabilidade

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais