23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Epamig comercializa sementes qualificadas de café.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio dos Campos Experimentais de Três Pontas e de Patrocínio, está comercializando sementes qualificadas de café para a entrega imediata. O material, armazenado em câmara fria, contribui para a obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas. 

A conservação em câmara fria, de acordo com as recomendações de temperatura e de umidade, mantém as características das sementes por um tempo maior. Já em condições normais de armazenagem, a capacidade de germinação cai, significativamente, entre três e seis meses após a colheita. O material disponibilizado atende aos parâmetros de exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da legislação vigente, que são germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.  

A engenheira agrônoma e assessora técnica da Epamig, Vanessa Figueiredo, aponta que o investimento na formação da lavoura de café é um dos pontos determinantes para a definição do potencial produtivo. “Deve ser dada atenção especial ao plantio de mudas vigorosas, formadas a partir de sementes de alta qualidade física, fisiológica, genética e sanitária. Outro ponto fundamental é a escolha da cultivar, com elevado potencial genético e adaptada às condições de cultivo”, afirma.

Sementes qualificadas

O processo de produção e comercialização de sementes no Brasil segue uma legislação específica, que tem como objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação. As cultivares que podem ser comercializadas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e qualquer agente envolvido neste processo (pessoa física ou jurídica) deve estar inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

“A produção de sementes de alta qualidade exige uma atenção rigorosa e a aquisição desses materiais permite ao agricultor usufruir de toda a potencialidade produtiva da cultivar plantada”, assegura a engenheira agrônoma. Vanessa também enumera fatores que afetam a qualidade das sementes: origem, adubação, condições climáticas na fase de maturação e de colheita, tipo de colheita, secagem, condições de armazenamento, tratamento químico das sementes, sanidade do campo, dentre outros.

Aquisição

As consultas sobre cultivares disponíveis, valores e condições de entrega devem ser feitas diretamente nas unidades fornecedoras: Campo Experimental de Três Pontas (Sul de Minas) – cetp@epamig.br ou (35) 99975-6996 (WhatsApp) e Campo Experimental de Patrocínio (Alto Paranaíba) – cepc@epamig.br ou (34) 3831-1777, ou na Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig pelo telefone (31) 3489-5060. A retirada será entre os meses de janeiro a março.

Related posts

Fazenda Ataliba Leonel – 64 anos de produção de sementes para o produtor paulista

Fabrício Guimarães

Informe Revista Agromogiana: Café arábica sobe mais de 100 pts em NY nesta 4ª feira com forte queda do dólar

Fabrício Guimarães

Fundação PROCAFE informa as datas dos seus eventos

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais