15.6 C
Franca
maio 29, 2024
AgriculturaAgroindustriaGestão Rural

Citros: primeiras floradas da 2020/21 já são observadas em SP

As precipitações pontuais registradas no estado de São Paulo no início de agosto possibilitaram a abertura das primeiras floradas nos pomares de laranjas. Essas flores darão origem às frutas da próxima temporada 2020/21.

De forma geral, as floradas são consideradas boas e regulares, principalmente em plantas novas e em pomares com sistema de irrigação – tendo em vista que as chuvas não foram bem distribuídas entre as regiões produtoras. Além disso, conforme citricultores, o desenvolvimento está mais avançado em pomares do norte e centro paulistas, onde já são observados os primeiros chumbinhos.

Assim, daqui para frente, produtores se atentam novamente ao clima, já que, para que o “pegamento” dessas flores seja favorecido, é necessário o retorno das precipitações (intercaladas com dias de sol), principalmente entre setembro e outubro. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as chuvas que atingiram o estado de São Paulo no último domingo (1°) devem ser benéficas às floradas.

Apesar de ainda ser cedo para estimar resultados, produtores afirmam que a seca registrada entre o fim do outono e início do inverno de 2019 favoreceu o estresse hídrico das plantas. Há de se considerar, contudo, que as plantas já estão bastante estressadas, em decorrência da elevada carga de frutas prevista para 2019/20.

Fonte: Cepea

Related posts

Embrapa inicia produção de soja preta

Fabrício Guimarães

Seleção de juízes para o concurso de qualidade de café da Alta Mogiana 2022.

Fabrício Guimarães

Transformação digital no agro será assunto de Câmara Temática do Mapa.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais