14.2 C
Franca
julho 19, 2024
AgriculturaCursos e PalestrasNotícias

CDRS-EDR DE FRANCA REALIZA REUNIÃO TÉCNICA DO PROSAF

Aconteceu nesta quarta-feira (07,) na cidade de Franca – SP na sede regional da CDRS-EDR Franca a primeira reunião do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF) para discutir sobre o Manejo Fitossanitário do Café.

A reunião do PROSAF foi dividida em dois períodos, manhã e tarde e contou com a participação de produtores rurais da região, Engenheiros e Técnicos da CDRS. Na parte da manhã (3) três temas foram discutidos, o primeiro sobre Nematoides, com a palestra do Cláudio Marcelo Goncalves Oliveira – Engenheiro Agrônomo, Pesquisador Cientifico do Instituto Biológico que falou sobre a importância e métodos de controle dos nematoides parasitos do cafeeiro no Brasil.

A segunda palestra foi ministrada pelo Sr. Mário Eidi Sato – Pesquisador do Instituto Biológico, que falou sobre pragas em Cafeeiro. E para finalizar os trabalhos da manhã a palestra sobre o Manejo de Doenças do Cafeeiro, ministrada pela Flávia Rodrigues Alves Patrício, Pesquisador Científico do Laboratório de Fitopatologia do Instituto Biológico. Duvidas e curiosidades dos produtores foram debatidas e sanadas pelos pesquisadores.

No período da tarde foi realizada a reunião com os Técnicos da CDRS- EDR Franca, Pesquisadores do Instituto Biológico com a presença do Sr. Antônio Batista filho Coordenador da APTA e da Harumi Hojo Assessores de Gabinete da APTA, para discutir a possibilidade de implantação do MIP Cafeeiro na região da Alta Mogiana. Ao final da reunião ficou definida a implantação de dois campos de demonstração, sendo um no município de Patrocínio Paulista e o outro no município de jeriquara, também um terceiro campo com pesquisa e repetições na Fundação Procafé unidade de Franca – SP. Os trabalhos serão realizados em conjunto CDRS, Instituto Biológico e Fundação Procafé. O objetivo do projeto é implantar técnicas e econômicas do MIP na cultura do café na região da CDRS – Franca.

Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF)

O Instituto Biológico, em parceria com a APTA Regional, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Cooperativas e Associações de Produtores, vem desenvolvendo ações em curto, médio e longo prazo, para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.

O Projeto

Desde 2009, o PROSAF já treinou mais de 1.500 pessoas em diversos municípios. As palestras abordam diversos temas relacionados aos principais problemas sanitários – pragas e doenças – nas áreas animal e vegetal e têm como objetivo principal promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista.

A agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores, os quais representam a imensa maioria no Brasil. As atividades rurais são desenvolvidas em propriedades com menos de 100 hectares e são conhecidas como agricultura de subsistência, pequena produção ou campesinato.
Para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a agricultura familiar atende a duas condições:

a) a direção dos trabalhos do estabelecimento é exercida pelo produtor, e b) o trabalho familiar é superior ao trabalho contratado. Com toda essa produção, sabe-se da importância desse segmento rural que, por outro lado, carece de tecnologia adaptada às condições necessárias a esse tipo de produtor.
Em completa sintonia com sua Missão, o PROSAF, coordenado pelo IB, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e dos alimentos produzidos nos diversos municípios estaduais.

MIP.Café – Tecnologia da Informação para o manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro
Manejo Integrado de Pragas (MIP) é o sistema de manejo que pode ser caracterizado pela combinação dos métodos de controle com princípios ecológicos, econômicos e sociais, visando interferir o mínimo possível no agroecossistema.

Por Fabrício Guimarães

Related posts

StoneX: Os estoques certificados de café podem chegar a zero?

Fabrício Guimarães

Enchentes no Rio Grande do Sul podem afetar abastecimento de alimentos

Câmara moderniza registro de agroquímicos

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais