31.4 C
Franca
setembro 16, 2024
Notícias

Alemanha defende que UE adie início da legislação antidesmate

A nova lei europeia começa a vigorar em janeiro de 2025 e impedirá a importação de produtos ligados a desmatamento

Relatório publicado pelo Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL) em seu site na última semana diz que a pasta está em “campanha a nível da União Europeia para adiar o início da aplicação do EUDR”, a lei antidesmatamento do bloco europeu. A norma vai exigir a comprovação de origem e rastreabilidade de produtos exportados para lá a partir de janeiro de 2025, e que eles não sejam oriundos de áreas desmatadas depois de 2020. O tema preocupa exportadores brasileiros.

O comunicado cita que a implementação do regulamento europeu está “paralisada” em Bruxelas, sede da Comissão Europeia. O ministério alemão diz que “continua a apelar pelo adiamento do início da aplicação da EUDR, a fim de garantir uma aplicação eficiente, prática e pouco burocrática”.

No texto, o BMEL diz que em abril deste ano vários países já apelaram à Comissão Europeia para que fosse fornecida a base necessária para uma aplicação eficiente da regulamentação para importação de produtos livres de desmatamento.

“O BMEL acompanha com grande preocupação o estado do trabalho pendente sobre a implementação da EUDR em Bruxelas – isto inclui particularmente a excelente avaliação comparativa, ou seja, a classificação de risco dos países”, diz o relatório no site alemão.

Em julho, o ministro da Agricultura da Alemanha, Cem Özdemir solicitou, à Comissão Europeia, no Conselho Agrícola, que adiasse o início da aplicação da lei antidesmatamento, mas a decisão ainda está pendente, relata o comunicado.

O ministério diz que “a nível nacional defende veementemente uma extensão da fase de transição”. O texto destaca que “os atrasos ocorridos atingiram agora um nível que torna significativamente mais difícil para a economia preparar-se adequadamente para a aplicação programada do EUDR, dadas as apertadas restrições de tempo”.

Related posts

De forma interativa, Adama apresenta nematicida para cafeicultores em Guaxupé (MG)

Fabrício Guimarães

Cecafé: 62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho

Fabrício Guimarães

Preço do diesel reduz no País.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais